Sabem o que é o hipotiroidismo?
A Semana Internacional da Tiroide comemorou-se por estes dias (entre 25 e 31 de Maio) e o tema central deste ano é o Hipotiroidismo - o tipo mais frequente de doença de tiroide, que afeta 10 vezes mais mulheres do que homens e que 5% das grávidas acabam por desenvolver, daí fazer sentido marcar presença na blogosfera para um público maioritariamente feminino. Por isso me faz sentido, sendo o target do meu blog maoritáriamente feminino e muita grávida ou "gravida-tobe", falar do tema.
Ateé porque não me é estranho. A minha mãe, por exemplo, com a idade de 36 anos, esteve grávida da minha irmã e foi aí mesmo que desenvolveu a doença que tanta dor de cabeça lhe deu... até ter que ser operada e a tiróide lhe ser mesmo retirada. Tudo porque não controlou atempadamente...
Uma amiga próxima, por exemplo passou anos a "tratar uma depressão" que afinal... (depois de tristezas sem fim por estar "gorda" mesmo frequentando o ginásio diáriamente e fazendo dietas constantes).... tinha hipotiroidismo... Para ela foi um alívio saber e agora.. sim, há que ser medicada e controlada mas pelo menos não está "às escuras" . E este é o cerne da questão.
Esta doença tem parecenças sintomáticas com muitas outras patologias e por isso muitas vezes é confundida.
Esta doença da tiroide resulta da produção insuficiente oumesmo nula de hormonas tiroideias pela tiroide. Esta subprodução de hormonas diminui o metabolismo do corpo, fazendo com que os pacientes se sintam frios, cansados e depressivos. Daí, tantas vezes não serem doentes diagnosticadas como deve ser.
Estejam atentas, é isso que pretendemos sensibilizar. A vossa saúde e o vosso bem estar são o mais importante.
Os sintomas físicos do hipotiroidismo podem afetar a autoestima, o trabalho e a vida familiar dos pacientes. Quando não tratado o hipotiroidismo não só diminui a qualidade de vida, como pode ter sérias complicações, entre as quais ritmo cardíaco tão baixo que pode levar a coma, tensão arterial e níveis de colesterol que podem resultar em doenças cardíacas, infertilidade e doença de Alzheimer.
Beijinhos, tenham um bom fim de semana... e fiquem atentas ao vosso corpo. Sabem que mais? Eu acredito que ele nos envia todos os sinais. Muitas vezs nós é que não ouvimos....