Rosa vs Azul. Que impressionante o que o "mundo nos vende"...
A fotógrafa sul-coreana JeongMee Yoon começou seu projeto “The Pink and Blue Project”depois que percebeu que sua filha, então com 5 anos, queria vestir-se e brincar exclusivamente com roupas e brinquedos da cor rosa.
Isso fez com que ela desse conta do poder que o marketing tem na difusão do gênero específico, não abrindo margem a quaisquer novas possibilidades, o que faz com que rosa seja para meninas e o azul para meninos. (a vantagem de ter, como eu um menino e uma menina... é que começa a haver lugar a muitos verdes, amarelos, laranja... cores que não se colam só à sexualidade dos babies)
Para mostrar essa disparidade e evidenciar o quanto isso reflete no entendimento de identidade dos pequenos, a fotógrafa começou a registrar os quartos de crianças sul-coreanas e americanas posando com tudo que tinham na cor rosa ou azul. O resultado está nas fotos abaixo e é impressionante: