Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

13.04.14

Receitas para sacudir uma gastroenterite

Barriga Mendinha

Cá por casa já calhou a todos. E desde ontem à noite, muitos vómitos, diarreia e má disposição que me atira para a cama e me tem tirado as forças, fizeram-me chegar à conclusão que... é agora a minha vez.

 

Andei a pesquisar umas receitas para os próximos dias. E partilho-as aqui com vocês. Dão para bebés e para adultos e os próximos dias vão andar à roda desta ementa alimentar:

 

 

Receitas para combater as gastroenterites

 

ÁGUA DE ARROZ

Utilidade:

Diarreias de lactente. Com esta água preparam-se os biberões no caso de o lactente não tomar peito.

Ingredientes:

- 150 Gramas de arroz (não integral).

- Um litro de água.

Preparação:

Ferver o arroz em lume brando e com o tacho tapado (para evitar a perda excessiva de água por evaporação) até que os grãos de arroz se comecem a desfazer (têm que ficar passados). Uma vez bem fervido, espapaça-se os grãos com um garfo e recolhe-se a água. Utilize esta água para preparar biberões, papas, etc. No caso dos adultos... bebe-se (blaghhh...)

 

DOCE DE MAÇÃ

Utilidade:

Agradável doce em casos de diarreia. A maçã contém pectina, uma substância adstringente que é mais eficaz quanto mais oxidada está a polpa. A “oxidação” da polpa da maçã manifesta-se porque se escurece e contacto com o ar: quanto mais escura está a fruta, mais eficaz é como antidiarreico.

Ingredientes:

- Iogurte natural

- 2 Maçãs

- Açúcar

- Canela em pó

Preparação:

Juntar uma colher de açúcar (pode por mais se desejar) ao iogurte e mexer até que fique bem homogéneo. Colocar num prato fundo ou numa taça. Descascar as maçãs e ralá-las com um ralador. Quando o resultante adquirir uma coloração mais escura, misture-o no prato com o iogurte. Pulverize com um pouco de canela.

 

ARROZ COM CENOURA

Utilidade:

Adequado para casos de gastroenterites agudas em pré-escolares.

Ingredientes:

- Meio copo de arroz

- Uma cenoura média

- Uma folha de louro

- Sumo de um limão

Preparação:

Lavar a cenoura, cortá-la aos bocados pequenos e passá-la brevemente pela picadora. Colocar o arroz ao lume com uma folha de louro e quando começar a ferver junte os bocados de cenoura passados. Deixe ferver novamente o tempo suficiente para que o arroz cozinhe, mas não o deixe ficar pastoso. Quando o arroz estiver pronto, escorra bem a água, tire a folha de louro e regue-o com o sumo de meio limão. Junte uma pitada de sal se for preciso.

 

SUMO DE MAÇÃ

Utilidade:

Os líquidos são essenciais para o tratamento das diarreias e uma agradável forma de administrá-los é em forma de sumos. O mais apropriado é o de maçã. Os sumos comerciais são mais cómodos porque já vêm preparados, mas muitos deles têm uma concentração demasiado alta. Dessa forma e embora a etiqueta diga que se trata de sumo de maçã, é preferível utilizar sumos feitos em casa.

Ingredientes:

- Duas ou três maçãs

- Açúcar

Preparação:

Lavar as maçãs e tirar-lhes os caroços. Descascá-las e cortá-las em quatro. Passar pela liquidificadora. Diluir com água se preferir. Também pode juntar açúcar. Deixar repousar até que adquira uma coloração mais escura: o sumo não fica tão vistoso mas a maçã escurecida está oxidada e, dessa forma, é mais eficaz como adstringente.

 

IOGURTE COM FRUTAS OU DOCE DE MARMELO

Utilidade:

O iogurte, sobretudo se contém probióticos, é um alimento benéfico em caso de gastroenterites. Aconselha-se o iogurte natural, com probióticos se for possível, mas sem colorantes nem substâncias adicionais de fábrica.

Ingredientes:

- Iogurte natural com probióticos

- Frutas adstringentes (maçã, banana) ou doce de marmelo.

Preparação:

Cortar uma maçã (ou ralá-la segundo seja a preferência do paciente) e misturá-la com o iogurte natural depois de a ter deixado em contacto com o ar para escurecer. No caso de juntar banana, esta deve estar madura. Corte-a aos bocados e deixe-a ao ar uns minutos para que escureça. Depois é só misturar com o iogurte natural. O doce de marmelo deve ser de primeira qualidade, pode misturá-lo com o iogurte sem necessidade de esperar que mude de cor.

 

MARMELO COM QUEIJO

Utilidade:

O doce de marmelo é muito adstringente e um dos componentes básicos da dieta em caso de gastroenterites.

Ingredientes:

- 50 Gramas de doce de marmelo de boa qualidade

- Uma porção pequena de queijo fresco não gordo

Preparação:

Mexer bem a marmelada com uma batedeira até reduzi-la numa pasta solta. Misturá-la com o queijo fresco até que a mistura fique o mais homogénea possível.

 

PURÉ DE BATATA COM FIAMBRE

Utilidade:

O puré de batata é um alimento suave e muito digerível, tal como o frango ou o fiambre. Embora o puré de batata normalmente se faça com manteiga e leite, em casos de gastroenterite aconselha-se que elimine o leite e substitua a manteiga por azeite.

Ingredientes:

- 2 ou 3 batatas

- 100 Gramas de fiambre

- Azeite

- Sal

- Caldo de verduras com frango

Preparação:

Preparar um caldo de verduras com frango (cenoura, alho francês, nabo, cebola, louro, tomilho, etc.). Descascar, lavar e cortar as batatas. Fervê-las no caldo (para que tenha maior sabor) durante uns 30 minutos e juntar sal a gosto.

Uma vez fervidas, passá-las pelo passador e juntar uma colher de chá de azeite virgem. Cortar o fiambre numa trituradora e misturar com o puré.