Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

21.02.17

Quando um dente de um filho cai... um coração de mãe descai ... lol

Barriga Mendinha

No meu coração de mãe, este primeiro dente caído caí-me também a mim no colo... assim como, sei lá...  como se de uma entrada na faculdade, uma primeira namorada,  o dia em que tirar a carta... se tratasse. Ou seja: é mesmo um marco na sua ( e na minha) evolução e... (pré) emancipação!  Ahhh... o meu filho está a crescer à seria! E agora, já não pára... Os dentes de leite a irem à vida... e eu aperceber que o bebé, deu lugar ao menino e o menino está a dar lugar ao rapaz. 

 

E tudo isto por causa de um dente? Ora pois. O "dente-símbolo", o "dente-crescimento", o "dente-independência," o "dente-daqui-a-uns -anos-já-só-quero- é-ramboia-e-chega-de-miminho"!...  

IMG_20170221_180429_113.jpg

 Acham mesmo que ele acredita na "fada dos dentes", ou é, mas é, um grande chico-esperto que quer receber mais uns "fungus-amungus" para ir completando a coleção e usa este pretexto, mais ele, para me "enganar" a mim com toda esta mimalhice que me derrete, como mãe, do que ... eu a ele, com esta fofa, porém, parva ( é o que os miúdos de 6 anos acham) tradição? 

 

Bem, vamos lá parar de "panicar" e , em vez disso, ver o lado positivo, ok? Hummm?? Qual é mesmo, a parte positiva?... Beber pela palhinha por entre os dentes? Gastar menos um milimetro de pasta de dentes? Poder "cuspir fininho" como um puto do bairro?

 

Pois... não há lá muito que celebrar. A não ser... efetivamente o mais extraordinário. O que, sem tretas e piadas clichet de progenitora, é mesmo  o mais importante e eu, como Mãe, devo ser  muito grata e feliz por poder assistir e poder participar:  o seu desenvolvimento como Ser Humano, o seu caminho rumo a Homem e um passo a mais no seu engrandecimento ( pelo menos eu assim o espero ;)) como Pessoa. 

IMG_20170221_180608_975.jpg

E pronto. Este foi o primeiro dente. Uma parte da nossa  simples história como família. Todos nos lembramos, de algum momento ou outro, de alguma história relacionada com os dentes de leite. Eu, por exemplo, tenho na memória, pedir ao meu pai para me atar o meu dente "abanante" com um cordel à macaneta de uma porta e fechá-la de rompante, tal como tinha visto nuns desenhos animados! Ahahah! Doeu para caraças... mas o dente saíu... e lá está, ficou na "história da minha história".

 

A do Afonso terá q ver com a professora Leonor, que foi quem ajudou nesta heróica tarefa, hoje durante o dia. Terá a ver com o "Dentolas", o boneco em forma de dente, feito  à mão pela tia Joana e que tem um pequeno bolsinho para guardar o dente. Terá a ver com a história da Fada dos Dentes que a mãe lhe leu há uns dias, antes de ir para a cama, quando o dente começou a querer "ir desta para melhor". Terá a ver com o fato de ter sido um dos últimos meninos da sua sala a quem caíu um dente ( aaaiii que nervos, com que ele andava!...). E terá a ver com o Carnaval em que se mascarará de.. Ninja... desdentado !

16830645_1207545769315118_5216952885249692956_n.jp

 Et Voilá! Parabéns "Puto Luz"... agora começa mais uma viagem. Quando um dente cai... continua a haver um mundo lá fora para ti! Boa sorte em mais uma fase de vida, meu amor ( comigo sempre ao teu lado, claro...)... E olha... já cá está a surpresaaaaaaaa!! 

 IMG_20170221_180649_844.jpg

 

--------------------------------------------------------------------------

 

PS: Escrevi este texto hoje à tarde e acabei agora de saber, quando o apanhámos na escola... que perdeu o dente, coitadinho!...Perder, sim... perder mesmo de perder, desaparecer, evaporar-se por ali pelo chão da sala de aula ou do recreio... E está num pranto, o pobre gaiato. O dente caiu de dentro da bolsinha do "Dentolas" e depois, o mais provavel é a empregada ter varrido ;( Já o tentámos animar mas não está fácil. Hoje vai mesmo ser dia de mimos. ( Afinal... não está ainda assim tão grande, o meu pimpolho. Desdentado ou não, com 6 ou 16... vai ser sempre o meu bebézolas...)

3 comentários

Comentar post