Os xixis da Estrela....
E os cocós também claro... o desfralde, portanto.
Já tinha passado por "ela" uma vez e nem foi assim há tanto tempo, mas como o Afonso é (e o foi desde cedo) um miúdo muito despachado.. e também porque ao contrário do que dizem (sempre ouvi dizer que com as meninas é mais fácil)... largou as fraldas com alguma facilidade... parece que já nem me lembrava. Nem das coisas mais difíceis como ter que estar 24 horas por dia atenta aos sinais e necessidades da criança, nem das coisas boas, como o orgulho e festa tremenda que se faz a cada pequenina evolução...
Tem sido dose. Giro (porque o é sempre! Cada xixi na sanita ou bacio é uma ternurinha e festança!), mas.... dose. Ainda este fim de semana lhe mudei de roupa umas 3 vezes por dia. E quase todos os dias, antes de ir para a escolinha tem feito xixi pelas pernas abaixo... Imaginem lá a cena mãe carregada até à última com coisas delas e dos miúdos, a puxar por um, a chamar pelo outro.. e ela, já com a porta do elevador aberta para descermos diz assim: " À Mámã.. à Matita.. à xixi na queca!...".. e lá vem ela de perna aberta com as calças, as pernas, as cuecas, os sapatos,as meias.. tudo encharcado... ai vida!! e lá entra a mãe de novo em casa. Pousa tudo, refila com todos os deuses desatentos que deixaram que a Matilde não se comportasse... naquela altura, logo naquela altura. Mas pronto, são ossos do ofício..
Bem.. mas é um processo e temos que o acompanhar. A verdade é que ainda nem há duas semanas, ela andava de fralda e agora... até por iniciativa da própria, nem a quem ver pintada de ouro. A sua nova paixão são as "quecas" e ainda ontem comprei umas da "Princesa Sofia" que ela veste umas por cima das outras.... lol... Divertimento e consolo para ela... pânico oara mim... Uma coisa é "mijar" umas cuecas outra coisa é "mijar" 4 ou 5 de uma vez. Aliás, nas últimas semanas parece que não vive mais ninguém nesta casa, as máquinas de roupa são todas recheadas de roupa... da senhora dona Matilde Estrela.
Eu que andava a "rezar-lhe pela pele" em segredo, porque achava que já no Verão do ano passado ela podia ter deixado as ditas ( de novo "culpa" do Afonso que no Verão antes de fazer 2 anos já quase não usava fraldas- sim sei que foi precoce, principalmente sendo rapaz, mas habitou-me mal...), agora, dou por mim, super orgulhosa... e mais ainda quando ela "despachada" como ninguém nem sequer o redutor na sanita quer. Pede-me para se sentar, agarra-se com as duas mãozinhas e toda orgulhosa de si lá trata dos seus assuntos. Para eles é uma sensação de liberdade tremenda. A minha corre nua pela casa e sente-se feliz, tão feliz! E quem por isso, nem que seja só por isso... mesmo que esta época seja chata pela quantidade de roupa a lavar.... é também tão especial por ser uma espécie de ritual de passagem e de libertação.
Está mesmo a virar menina a minha Caxuxa! Mães que me lêem.... para os outros esta fase pode ser hiper natural ( e é-o sem dúvida) mas digam-me lá vocês se também não sentem que esta passagem para as cuecas... acaba por ser simbólica e uma espécie de passagem de bebé a criança? É mesmo uma coisa especial.