O meu turbinadíssimo café: o que é afinal?... ;)
O prometido é devido, por isso cá vem a Mendinha explicar-vos o que é o famoso "café turbinado", ou se quisermos ser mais fashion e estrangeirados.. o "bulletproof coffe".
Basicamente é uma bomba de gorduras boas que substitui o pequeno-almoço (visto ser energia concentrada) e nos ajuda a ser mais claros, atentos e próativos. Sério, pá, nada de gozar!
Ora bem... só para que percebam, comecei a tomá-lo para ajudar a perder um quilos marotos ( e numa semana acreditam que perdi 2 !?... claro que não só com o dito, a prática de uma dieta super saudavel sem açucares, processados ou hidratos tem ditado o sucesso).. mas depressa percebi que os Yogis ( pessoal que pratica yoga ;)) o fazem, os paleo ( dieta que se baseia na alimentação à base de produtos naturais, livre de glúten e sem lácteos) e claro... os focados no fitness e numa vida super ativa e desportiva. E porquê?
Nestas ultimas semanas tenho andado a experimentar tomar isto ao pequeno-almoço por duas razões: porque comecei a fazer Jejuz intermitente (conto-vos o que é noutro post senão este vai ficar muito confuso) e me ajuda a não ter fome até ao almoço e porque fico com mais energia e maiores níveis de concentração para trabalhar. No fundo é uma bebida que me ajuda mesmo na alta performance, e ao diminuir a sensação de fome...também me está a ajudar na perda de peso.
Há quem o tome como pequeno-almoço ou quem use como pré-treino. Para a preparação desta bebida basta juntar a um café uma colher de óleo de coco (tem de ser extraído a frio e extra virgem, não se esqueçam!) e duas de manteiga Ghee ( clarificada), ou se preferir pode apenas usar o óleo ( para quem não coma produtos lácteos ou derivados de aninal)ra 1 minuto a fazer.
E perguntam vocês? Mas retira totalmente a fome até ao almoço ( principalmente quando estou a fazer jejuns de pelo menos 16, 17 horas?)...? Não é igual a um prato de comida, claro, ,as curiosamente fico com muito menos fome do que esperava e os níveis de energia não descem (e essa é a parte importante).
Ah eu ainda costumo acresentar um pouco de canela em pó que fica muito saboroso e quando estou em casa, açafrão ( ou cúrcuma ). São ambos termogénicos e acelaradores naturais do metabolismo.
Muitas vezes faço-o eu, outras, bebo num café de alimentos saudáveis, o Despensa n. 6 (ainda há poucos a servir esta "mistela" eheheh, não é de todo uma prática corrente por aí).
- 1 cápsula de café (ou uma chávena de café feito de outro modo)
- 1 colher de sopa óleo de coco
- 1 colher de sopa clarificada ( há nas lojas e espaços de comida saudável, no fundo é manteiga quenão contém sal, não contém lactose, não produz fumo em temperaturas altas, não necessita de refrigeração. É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.)
Preparação:
Uma chávena de café bem quente para derreter o óleo e a manteiga. NADA de açúcares ou adoçantes (mesmo stevias e afins),
Depois costumo deitar as colheres de óleo e manteiga e misturar ou com a varinha mágica ou com um misturador de cappucinos ( sabem aqueles que ajudam a fazer espuma?)
E voilá! Esta prática está a facilitar muito os objetivos da minha vida, no momento corrente. Fica a dica. Experientem e contem-me as vossa experiências.