Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

14.08.14

Mecânico de profissão cria aparelho para... ajudar no parto, que ajuda MESMO!!!

Barriga Mendinha

 

Mesmo com todos os avanços da medicina ao longo dos anos, o parto ainda é uma condição de risco para muitas mulheres. Principalmente para as que vivem em locais pobres e afastados, com médicos que não têm acesso às técnica necessárias para executar corretamente alguns partos de risco, por exemplo.

 

Na Argentina, em 2006, Jorge Odón, pai de cinco filhos e dono de uma oficina mecânica (lol), almoçava com seus colaboradores quando um deles disse que conseguia tirar uma rolha de dentro de uma garrafa vazia sem quebrar a garrafa. E conseguiu.

 

Na mesma noite, Odón acordou de madrugada e pensou: “e se a garrafa fosse um útero e a rolha um bebê?”.

 

3

 

 

Com isso na cabeça, Odón procurou o amigo engenheiro Carlos Modena para conversar sobre a ideia que tinha tido. Mesmo com dúvidas e incrédulo, Modena foi com Odón visitar um obstetra. O médico, espantado, ficou maravilhado com a ideia de Odón e deu o aval para o início de uma sociedade para o desenvolvimento do produto.

 

Entre trocas de óleo, balanceamentos e ajustes de motor, os dois amigos fechavam-se no escritório para tentar tirar uma boneca de uma jarra de vidro. Com o tempo, encomendaram um útero de vidro a um artesão e prosseguiram com os testes, buscando cada vez mais aliados no campo médico.

 

Depois de muitas portas fechadas e muitos “nãos”, os dois seguiram em direção a um evento da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Buenos Aires. Depois de muita insistência, conseguiram conversar com o doutor Mario Merialdi, médico italiano responsável pela Equipe de Reprodução Humana da OMS.

O encontro, que demoraria 10 minutos, levou duas horas. Ao final da reunião, Merialdi tornou-se o principal apoiador da ideia do OdónDevice.

 

O aparelho foi aprovado e passou a ser testado em 30 mulheres na Argentina. O próprio Odón supervisionou os partos e fez as alterações necessárias no dispositivo, que será produzido a um custo de U$ 50 pela norte americana BD(Becton, Dickinson and Company).

 

odon5

Odon-Device

odon-device1

frugal8

O aparelho imaginado pelo mecânico e aprovado pelos médicos reduz absurdamente os números de incidência dos três principais fatores de morte materna durante o nascimento: hemorragia pós-parto, infecções de útero e parto obstruído. O OdónDevice limita o contato do bebê com as mucosas uterinas, diminuindo o risco de transmissão de doenças venéreas, como o HIV. Reduz também o número de cesarianas, procedimento caro e utilizado totalmente sem critério em países subdesenvolvidos.

 

Dêem uma olhada no vídeo abaixo para entender melhor estaa estranha mas eficaz técnica: