Como fazer os nossos miúdos comer legumes? O drama....
Pedi a ajuda de uma nutrocionista do meu Clube Holmes Place, a Inês Real para me dar umas dicas sobre como fazer os meus principes comer legumes... parece que só gostam de "porcaria" e ando a criar estratagemas para os convencer a entrar numa onda mais saudável. A Inês. não só me deu as dicas... como me enviou um texto para blog, que querida!! Agradeço-lhe, por mim e.. pelas/os minhas/os leitoras/es. Aqui vai:
"Crianças e vegetais são um dilema intemporal. A maioria rejeita os vegetais assim que lhes são apresentados, quer pela cor, quer pelo sabor. No entanto, é um grupo alimentar essencial e algumas estratégias podem ser utilizadas no sentido de aumentar o consumo dos mesmos pelas crianças.
Criar pratos imaginativos
- Preparar refeições divertidas e coloridas e permitir que as crianças brinquem, de certa forma, com os alimentos. Criar caras com os brócolos e cenouras, cortar os vegetais como o pepino em forma de estrela, são alguns exemplos úteis.
Como conseguir que as crianças comam vegetais?
- Dar nomes aos vegetais, criar ligação entre a criança e os legumes - eles não são o inimigo!
Envolver a criança
- Se tiver possibilidade crie uma horta, mostre ao seu filho de onde surgem os vegetais.
- Leve a criança ao mercado; envolvê-la na escolha dos vegetais permite que esta se familiarize com os mesmos.
- Envolva as crianças na preparação e confeção dos vegetais, deixe que a criança lhes toque, explique para que servem. O facto de os conhecerem aumenta a adesão aos mesmos.
Esconder e disfarçar os vegetais
Sempre que as estratégias anteriores não resultarem podemos tentar ocultar os vegetais para que não sejam detetados. Mas atenção, esta não é a melhor estratégia e pode prolongar a situação por não permitir que a criança se habitue à textura e sabor dos vegetais.
- Pode utilizar batidos e sopas trituradas onde não se deteta a forma dos vegetais.
- Junte aos vegetais algo que a criança aprecie. Pode enrolar a carne em legumes, juntá-los à massa, fazer um hambúrguer com carne e vegetais, inclui-los em sandes, entre muitos outros.
Ter perseverança
Não é fácil vermos uma criança a saltar uma refeição que não lhe agrada e a ficar com fome, mas não devemos ceder aos seus caprichos.
- Guardar a refeição e esperar que tenham fome, nessa situação volta a apresentar o mesmo prato e a criança acaba por comer o que lá estiver.
- Explicar que se não come os vegetais também não irá comer a sobremesa, porque mostrou não ter espaço para a mesma.
- Não a alicie com guloseimas, dá poder à criança para chantageá-lo e não irá consumir mais vegetais sem a sua recompensa menos saudável.
- Incluir vegetais a todas as refeições promove aceitação e gosto.
- Dê o exemplo… tenha sempre vegetais na sua refeição."
Inês Real
Nutricionista Holmes Place Alvalade