Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

Como fazer os nossos miúdos comer legumes? O drama....

alimentac3a7c3a3o1.jpg

 Pedi a ajuda de uma nutrocionista do meu Clube Holmes Place, a Inês Real para me dar umas dicas sobre como fazer os meus principes comer legumes... parece que só gostam de "porcaria"  e ando a criar estratagemas para os convencer a entrar numa onda mais saudável. A Inês. não só me deu as dicas... como me enviou um texto para  blog, que querida!! Agradeço-lhe, por mim e.. pelas/os minhas/os leitoras/es. Aqui vai:

 

"Crianças e vegetais são um dilema intemporal. A maioria rejeita os vegetais assim que lhes são apresentados, quer pela cor, quer pelo sabor. No entanto, é um grupo alimentar essencial e algumas estratégias podem ser utilizadas no sentido de aumentar o consumo dos mesmos pelas crianças.

 

Criar pratos imaginativos

 

- Preparar refeições divertidas e coloridas e permitir que as crianças brinquem, de certa forma, com os alimentos. Criar caras com os brócolos e cenouras, cortar os vegetais como o pepino em forma de estrela, são alguns exemplos úteis.

Prato-Menininha.jpg

bnm.jpeg

prato 2.jpg

 Como conseguir que as crianças comam vegetais?

 

- Dar nomes aos vegetais, criar ligação entre a criança e os legumes - eles não são o inimigo!

bhh.jpeg

 Envolver a criança

- Se tiver possibilidade crie uma horta, mostre ao seu filho de onde surgem os vegetais.

- Leve a criança ao mercado; envolvê-la na escolha dos vegetais permite que esta se familiarize com os mesmos.

- Envolva as crianças na preparação e confeção dos vegetais, deixe que a criança lhes toque, explique para que servem. O facto de os conhecerem aumenta a adesão aos mesmos.

hortaa.jpeg

 Esconder e disfarçar os vegetais

 

Sempre que as estratégias anteriores não resultarem podemos tentar ocultar os vegetais para que não sejam detetados. Mas atenção, esta não é a melhor estratégia e pode prolongar a situação por não permitir que a criança se habitue à textura e sabor dos vegetais.

 

- Pode utilizar batidos e sopas trituradas onde não se deteta a forma dos vegetais.

 

- Junte aos vegetais algo que a criança aprecie. Pode enrolar a carne em legumes, juntá-los à massa, fazer um hambúrguer com carne e vegetais, inclui-los em sandes, entre muitos outros.

batidos.jpgimg_1600.jpg

Ter perseverança

 

Não é fácil vermos uma criança a saltar uma refeição que não lhe agrada e a ficar com fome, mas não devemos ceder aos seus caprichos.

 

- Guardar a refeição e esperar que tenham fome, nessa situação volta a apresentar o mesmo prato e a criança acaba por comer o que lá estiver.

 

- Explicar que se não come os vegetais também não irá comer a sobremesa, porque mostrou não ter espaço para a mesma.

 

- Não a alicie com guloseimas, dá poder à criança para chantageá-lo e não irá consumir mais vegetais sem a sua recompensa menos saudável.

 

- Incluir vegetais a todas as refeições promove aceitação e gosto.

 

- Dê o exemplo… tenha sempre vegetais na sua refeição."

 

 

Inês Real

Nutricionista Holmes Place Alvalade

holmes-place-logo-.jpg