As refeições que faço para o meu Afonso Luz levar para a escola
Já muito fui solicitada por vocês para que vos mostrasse que tipo de comidinhas envio para a escolinha do Afonso. Lembram-se ter sido essa a minha opção, no início ano? Algumas questionaram-me até, sem perceber o porquê. As minhas duas razões óbvias apontadas: a poupança e certeza do que come (quer no que respeita aos ingredientes e forma de cozinhar, quer relativamente à quantidade, pois o que sobra volta no termus para casa).
Fui tirando algumas fotos a refeições, nas ultimas semanas, que agora, compilei para vos mostrar.
Só o prato principal, porque a maioria das vezes tambem acompanha com sopa e fruta, mas que nao achei haver necessidade de fotografar. Quanto aoa lanchinhos... isso sim, servirá para um outro post cheio de sugestões.
Seguem algumas ideias de pratos bem caseiros e saborosos. Outros mais simples e saudáveis. É que acho que, nestas idades (e sendo o meu filhote bem esquesitinho para comer...), há que ir "apalpando terreno" para ver o que pega...
Ah e como tenho feito logisticamente? Os grelhados são feitos pela manhã (imaginavam-me a grelhar um bife de peru ou de atum as 7.30 da manhã? ? Pois nem eu, mas são estes, o género de coisas que nunca pensámos vir a fazer e que agora.... fazemos pelos nosdos filhos aiai...).
As comidinhas mais compostas, normalmente sao cozinhadas a noite ou dia anterior (refeições, que normslmente, os pais e a mana também já comeram) e no dia, aquecidas e colocadas no termus, que as aguenta quentinhas até ao meio dia.
Estas são só algumas ideias. Muitas já fiz, que nao constam e outras farei, de acordo com o meu instinto de mãe e vontade de que o meu raio de Luz seja... saudável e também feliz. Sabem que mais? Acredito que a alimentação ajude a criar essa conjugação importante na vida de uma criança.
Pataniscas de bacalhau com arrozinho de feijão
Bife de atum com batata doce e azeite
Filete de pescada com arroz de feijão
Empadão de arroz e carninha picada
O Afonso adora tomate. Muitas vezes leva um pratinho destes como acompanhamento
Cous-cous (de grão grande) e bife de peru grelhado
Puré com pedacinhos de salmão grelhado
Hamburguer grelhado, brócolos (ou "arvorezinhas" como ele lhes chama), batata cozida, azeite Hamburguer de frango, com brócolos e massinhas em espiral integrais
Salada fria de cous-cous e tomate com pedacinhos de carne assada.