Alimentação para quem sofre de diabetes... e para os "outros" que desejam alternativas saudáveis
A APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o Abbott, em parceria com o chef Kiko Martins e a nutricionista Marta Mendes, convidam-me e a uma série de outras bloggers a participar no Workshop Alimentação saudável sem privação de sabor num espaço que adoro e onde tenho aprendido com prazer tanta coisa da área da culinária... Chama-se Kiss the Cook e fica no LX Factory.
Na ocasião, foram partilhadas ( e sim, metemos mesmo a "mão na massa", o que nos deu muito mais gozo e nos levou a aprender tudo, não só na teoria mas também e especialmente na prática) dicas fundamentais para que, com a ajuda do chef e nutricionista, todos os participantes possam confecionar pratos saudáveis e saborosos que farão as delícias de todos, mesmo para quem tem Diabetes.
"Mesmo para quem tem diabetes" porque para nós, as presentes, que "simplesmente fomos um veículo de informação, foi fantástico conhecer alternativas que podem também a nós, ajudar a melhorar a qualidade da nossa alimentação e conhecer alternativas saudáveis e saborosas.
Descobrimos a facilidade com que se podem cozinhar legumes verdes ( quanto mais escuros, mais nutrientes têm) de uma forma saudáveis e misturando-os com cereais integrais "do bom", como fazer uma barrita energética bem "gulosa" e sem açucars refinados ou afins, como elaborar uma super sabososa sobremesa com morangos e frutos secos. Aprendemos técnicas de culinária, falámos e questionámos sobre quantidades, tipo de alimentos, tabelas nutricionais....
Fica também a informação de que hoje em dia, a alimentação das pessoas com diabetes não têm que ser restritiva e monótona como há uns anos atrás, muito associada apenas aos cozidos e aos grelhados. Existem muitos métodos de culinária saudável que poderá, ou mesmo, deverá experimentar de forma a variar mais a sua alimentação e obter uma maior riqueza em nutrientes. No entanto, como medida preventiva do aumento excessivo de peso e da doença cardiovascular, os fritos e os pratos com molhos gordurosos deverão ser pouco frequentes.
Para além da culinária saudável, existem outros aspetos que ajudam a pessoa com diabetes a manter os seus níveis de glicemia melhores, como por exemplo saber contabilizar os hidratos de carbono.
A alimentação saudável para uma pessoa com diabetes faz parte do seu tratamento, e na verdade não difere muito da alimentação que qualquer pessoa deve fazer.
A medicação será muito mais eficaz se a pessoa tiver forma de aprender a melhorar os seus hábitos alimentares.
E para terminar. agora que vos abri a boca com estas imagens super apelativas... querem as receitas, querem? Ora tomem lá... as fotos do mini livrinho de receitas que o Chef Kiko nos entregou. Nós experimentámos todas e são mesmo maravilhosas, alem de saudaveis. Experimentem! E... bom apetite, sem culpas ;)