A receita do famoso "bolo verde" que fiz para os anos da minha mãe <3!
Ora vamos lá à receita do famoso "bolo verde" que fiz para o aniversário da minha mãe e do marido dela. A base é de um bolo que a mãe de uns meninos da escola dos meus filhotes faz normalmente para as festas de anos dos filhos e que o Afonso ( que não gosta de bolo de aniversário nenhum ) adora...
Digo que é a "base" porque, na verdade, alterei alguns dos ingredientes que não considero famosos a nível de saúde e substituí-os por outros "alimentos do bem".
O resultado? Um bolo sem gluten, sem açucar refinado e sem lactose.
Em vez de açucar branco, usei geleia de arroz e um niquinho de açúcar integral de côco, ao invés de farinha de trigo misturei metade da quantidade de farinha de arroz e farelo de aveia, optei por óleo de côco em vez de óleo de girassol, creme vegetal de amêndoa em vez de natas e o "chocolate" que cobre o bolo, não é bem chocolate, mas sim cacau o mais puro possível.
Bem, mas o verde? O verde, vem de onde, pergunatm vocês? Ora bem, cá vai a receita ( que fez sucesso, garanto-vos, mesmo entre os "céticos" da festa que até repetiram, para minha felicidade..).
Aqui vai:
Moer 1/2 molho de agriões ou espinafres com uma pitada de sal e 1 chávena (de chá) de óleo de côco e 1/2 pacote de natas vegetais (eu gosto muito de acrescentar de amêndoa ou aveia ).
À parte batem-se 4 ovos inteiros com 2 colheres de açucar de côco e 250 gramas ( mais ou menos meio frasco dos que se vendem nas lojas de produtos naturais ou partes healthy dos supermercados) até duplicarem o volume.
Depois juntan-se 2 chávenas de farinha ( eu misturei uma de aveia e uma de arroz, assim, faz-se um blolo totalmente se gluten) e uma colher de chá de fermento.
No fim juntas os 2 preparados e bates com a varinha ou num liquidificadotr...já está. Levar ao forno a 180°, 40 minutos + ou-.
A cobertura faço com cacau ( misturo com o restinho das natas vegetais e aqueço em banho maria) pois colam muito bem os dois sabores.
A decoração? O mais simples mas também mais querido e significativo: três desenhos dos netos enfiados me palitos e uns coloridos pauzinhos confeti e velas também de cor...
Espero que gostem e que partilhem as vossa experiências, vou adorar saber se gostaram e aceitar com agrado, dicas e outras receitas...