2 anos depois...
O Afonso fez hoje 2 anos!! E nestes 2 anos mudei a minha vida, a minha forma de estar e o meu coração é cada vez maior e mais atento! Isto é ser mãe. E este menino de Luz, tão pequenino já me ensinaou tanto...
E já que ainda não abordei o tema, aqui vai porque o acho MUITO importante e tenho adiado isso pelo fato do mundo das crianças, gravidezes, bebés ser tão vasto... e talvez porque ainda não estava também preparada para esta partilha:
O pai do Afonso e eu fizémos questão de estar os dois juntos na festinha de aniversário que se fez com ele e os amiguinhos na escola. É bom termos conseguido, apesar de mágoas e desentendimentos de ex-casal, colocar o Amor ao nosso filhote em 1º lugar e conseguir, passado este tempo, ter uma relação amigável e saudável, em que a prioridade é mesmo o nosso filho e a sua estabilidade e sanidade. Sinto mesmo que o Afonso adora e começa a viver esta realidade com a maior naturalidade. E para ele é tão importante ;)
Cada vez mais existem crianças filhas de pais separados. E acho um sinal de maturidade tão grande chegar a este patamar. Porque nem sempre é fácil, digo-o por experiência própria. Muitas vezes, temos que nos colocar a nós próprios de lado e centrar-nos no que acreditamos ser o essencial.
Sim... as famílias tradicionais vão escasseiando mais. Mas, se na sua vez, conseguirem ser coerentes e colocar o amor, a educação e o respeito em 1º lugar, então mais vale assim do que viver fachadas onde, por vezes (mesmo com os pais juntos) as crianças sentem as tensões, zangas e mau ambiente.
Estou feliz pela vida, que 2 anos depois de ter nascido, o meu filhote mais-que-tudo tem. E acredito que o pai também.
Obrigada também à Titi Mariana e ao avô Mário que também vieram dar um beijinho e que tanto o Afonso ama. Obrigada à Maria João, à Vera, à Silvia... do "Rei Bebé", a creche em que o meu pirralho se enquadrou tão naturalmente e que percebe tão bem as caraterísticas específicas de cada família.
Obrigada também à Titi Mariana e ao avô Mário que também vieram dar um beijinho e que tanto o Afonso ama. Obrigada à Maria João, à Vera, à Silvia... do "Rei Bebé", a creche em que o meu pirralho se enquadrou tão naturalmente e que percebe tão bem as caraterísticas específicas de cada família.
Como eu lhe digo sempre: "És um menino tão sortudo Afonso... Tens um família grande e tantos amigos que gostam muitooo de ti". No fundo, se as separações forem bem "organizadas" os meninos podem até ganhar mais famílias, as dos companheiros dos pais.
E assim é, para além das nossas, a da Vânia e a do Hugo (os nossos atuais companheiros), são também cada vez mais importantes na sua formação como criança e na criação de laços... É ou não é um menino sortudo e rodeado de amor?
O que se pode construir em 2 anos pode ser muito orgulhosamente bonito. É essa a conclusão que tiro hoje e de que tão satisfeita me deixa.
Parabéns a todos nós! Por isso e principalmente... Parabéns ao meu amorzinho Afonso Luz que tanto amo e quero ver feliz!