O ranking dos nomes de 2012
Todos os anos os nomes de bebés mais comuns no registo são apresentados publicamente com pompa e circunstância e mesmo este ano, que nasceram menos 7000 e tal crianças no nosso país, as que nascem são muito bem "batizadas", parece que em sintonía "de época", se assim se pode dizer. As modas dos nomes continuam e a tendência dos últimos anos de usar nomes antigos mantém-se.
Épocas idas e não assim tão longe que as tendências eram outras: Tivémos as épocas dos nomes de inspiração católica durante muito tempo: as Conceições, Isabeis, Josés e afins... e depois a fase dos nomes veiculados pelas novelas e séries preferidas: as Gabrielas e nomes um tanto ou quanto "abrasileirados" que foram até abrindo precedentes.
Por agora, a fonte onde nos baseamos é a do Instituto Nacional de Estatística 2012, por isso não há mesmo que enganar. Os líderes deste ano não surpreendem de todo, já andavam por lá - Maria e Rodrigo continuam firmes no seu reinado, os mesmos nomes que em 2011. Já o ano passado a coroa era deles e agora a modinha continua, mas há umas pequenas novidades.
As alterações aparecem no ranking do número 2: Martim ultrapassou João e, como previsto, Matilde superou Leonor. Ui, andamos mesmo na moda dos nomes cá por casa, até com o Afonso que este ano ocupa também a 4ª posição. (Não é algo que eu ame, mas enfim, provavelmente, nem que inconscientemente talvez a “onda” se me tenha pegado… Sim, porque, em todas as gerações há modas. Na minha, por exemplo há muitas Ritas, na da minha irmã, atualmente com 21, muitas Marianas, etc…)
No ranking feminino, o top 10 inclui exatamente os mesmos nomes de 2011, ainda que com algumas mudanças nas posições, mas o ranking masculino perdeu Guilherme, graças à entrada de Miguel.
Ora então aqui está o top do ano que passou...
Nomes masculinos :
1º Rodrigo
2º Martim
3º João
4º Afonso
5º Tiago
6º Gonçalo
7º Tomás
8º Diogo
9º Francisco
10º Miguel
Nomes femininos:
1º Maria
2º Matilde
3º Leonor
4º Beatriz
5º Mariana
6º Inês
7º Ana
8º Lara
9º Carolina
10º Margarida
Et voilá! Estas são as tendências ditadas nos registos do país. E as vossas?