Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

Preparem-se! Estes são os micróbios que os nossos filhos trazem nas mãos depois de um dia na escola...

Todos nos lembramos doas rezinguices das nossas mãe quando nos dizia para lavar bem as mãos depois de brincar porque... estavamos cheio de micróbios, não é verdade? E hoje em dia, com os nossos miúdos, não fazemos o mesmo? Claro!!

 

Pois é, já não tínhamos muitas dúvidas sobre a "porcaria" que vem agarrada às mãos depois de um dia a tocar em tudo e em todos, mas agora uma microbiologista resolveu mostrar o resultado que um dia de brincadeiras pode produzir bem na palma da mão de uma criança com uma vida social normal.

 

Para isso, Tasha Sturm, microbiologista e professora no Cabrillo College, nos Estados Unidos, fez um teste com as mãos de seu filho de apenas 8 anos. Tasha fez uma marca com as mãos do menino depois  dele algum tempo a brincar na rua.

micro1

 

micro2

micro3

Depois disso, deixou o material em incubação por 48 horas e esperou mais alguns dias pelo resultado final –  exatamente o que podemos avaliar nas  fotografias aqui apresentadas.

 

Diversas bactérias e fungos foram encontrados no material estudado, e sinceramente, se foram tão "nojentinhas" como eu, esta visão só faz com que sublinhe a vontade de lavar as mãos imediatamente. Tipo... Agora!!

micro4

micro5

 

No entanto, apesar de parecer nojento, a maioria dos organismos que se vêem nas imagens são inofensivos e, em alguns casos, até mesmo benéficos para nossa imunidade. Mesmo assim.. pode ser uma boa ideia mostrá-las aos nossos filhos. pode ser que se convençam mais facilmente na altura de fazer birra para as pôr debaixo da torneira. Que vos parece?

 

micro6

micro7

Todas as imagens © Tasha Sturm