Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

Tu sabes mesmo o que é o Reiki? A minha "Mestra" explica...

421946_604295092929988_1106621230_n.jpg

Quem me acompanha no Facebook e no Instagram dever ter-se apercebido a minha cada vez mais estreita relação com uma prática chamada Reiki. Primeiro recebi-o em algumas sessões e depois, durante o dia de ontem, estilo em "reclusão espiritual" durante 8 horas a "tirar" o primeiro nível desta doutrina. No fundo, o que aconteceu, é que me foram transmitidas por uma Mestre, as bases desta forma de estar na vida e depois, a seguir... coloquei "mãos na massa".. ou seja, experimentei como pude lol...e senti, finalmente de forma enequívoca a minha energia e a do Universo a funcionarem em sintonia. Incrível!

 

Já tinha feito a iniciação mas a verdade é que a prática e uso do Reiki na nossa vida tem que acontecer muito regularmente, senão "esquecemo-nos" dele e ele de nós. Basicamente foi o que aconteceu comigo. Mas mas verdade..." tudo acontece no seu tempo certo" não é? E provavelmente.. o meu tempo de reencontro era agora..

 

Bem, mas esta minha abordagem, aparece não só porque o sentido e a importância que o reiki começa a ter na minha vida, mas também e especialmente porque acredito que muitas e muitos dos que estão nesse lado, não saibam bem do que falo ou tenham ideias não reais da coisa.

 

Tudo o que está "na moda" corre esse risco, essa é a verdade. Quantas vezes as pessoas falam do "Reiki e essas coisas" achando que sabem do que se trata ou até nem etando "nem aí" para entender... Simplesmente se ouve falar, diz-se que que um amigo foi a uma sessão, que "outro", "entrou nessas coisas".... outros acham que é uma massagem pura e dura, uma forma de exercício físico ou até acreditam que tem a ver com espiritismo, esoterismo, bruxaria... Enfim, nada mais longe da verdade, mas também vos digo uma coisa... se pudesse fazer a analogia, por exemplo com a a minha profissão de dj...(uma profissão "da moda" tal como as espiritualidade o está), a maioria não faz ideia do trabalho que se faaz dentro da cabine ou atrás do equipamento de som, simplesmente acham que sabem.. porque a sociedade fala fala mas, pouco se debruça sobre a essência do que fala.

 

Tudo o que é moda passa... e passam os menos focados. Os que acreditam que devem integrar, ficam. E é disso que vos vamos falar.

 

Concordam comigo?

 

Vai daí que quis explicar a quem não sabe o que tenho andado a fazer, porquê e o que é e como funciona efetivamente. No entanto, apesar da meu Amor a esta "ciência energética e espiritual"  ( talvez o possa chamar assim..), achei que devia ser, quem de direito a falar da matéria. Até porque tenho a sorte da minha Mestre ( para o ser são necessários vários anos e 3 níveis de estudos), ser uma pessoa efetivamente muito especial, dotada e espiritual.. mas também muito terra a terra, quando é preciso. Mesmo a minha ondinha estão a ver? ;) Bem, lancei o desafio à Rute, com quem tenho feito, nos últimos tempos esta caminhada e pedi-lhe que... pelas suas palavras e num texto exclusivo para o Barriga Mendinha, me/nos falasse do seu Reiki... e é tão bom lê-la ( e ouvi-la..). Espero que gostem e se identifiquem:

 

(estas são as suas páginas e contatos:        

 

   https://www.facebook.com/RuteCalhauTherapies?fref=ts                                          https://www.facebook.com/naturalmentezen.zen?pnref=lhc 

 

E digam lá que se... para    além de uma alma bonita não é também muito bonita não só por dentro, mas por fora? Uma "Mestra" gira que se farta  eheheh)

rute_calhau.jpg

 --------------------------------------------------------------------------------------------------

"Reiki é energia de Amor. É tudo aquilo que nos rodeia.

Partindo do princípio que tudo é Energia… tudo é Amor.

 

Reiki é a junção de dois tipos de energia: energia universal e energia vital.

 

A Energia Universal é tal como o nome indica, a Energia do Universo (Deus, Alá, Energia Superior… o que quiserem chamar – atenção que o reiki não está interligado com nenhuma religião, mas sim com uma crença. Todos nós temos que acreditar em algo. É isso que nos move. A fé).

 

A Energia Vital é aquilo que temos presente no nosso corpo físico. Existe Energia Vital Inata e Energia Vital Adquirida. A Energia Vital Inata é aquela que adquirimos através dos nossos pais e quando acabar, simplesmente morremos. A energia Vital Adquirida é aquela que adquirimos através da nossa alimentação e da nossa postura perante a vida (pensamentos… sentimentos… somos aquilo que comemos, dizia Hipócrates… eu sou apologista que somos não só o que comemos, mas também o que pensamos. A “famosa” lei da atracão).

1379953_749692551723574_837997132_n.jpg

 

Ora, se Reiki é a junção destas 2 magníficas energias… qual a função de um terapeuta ao transmitir reiki?

 

O terapeuta, jamais pode dar a sua energia ao paciente. Caso contrário, estaria a fazer mal a si próprio.

 

O que acontece quando estamos a fazer reiki é que, de certa forma, canalizamos a energia universal e transmitimos essa energia ao paciente, ativando no mesmo a energia vital.

 

Ao longo da nossa vida, devido a várias circunstâncias ao longo do nosso crescimento, vamos bloqueando a nossa essência. Formam-se assim bloqueios energéticos em vários pontos do nosso corpo (nomeadamente nos chakras, mas não só), não permitindo que a energia vital flua livremente. Com o reiki, vai-se desbloquear essa estagnação de energia, permitindo ao paciente sentir um bem-estar geral. É por isso que (por norma) o paciente ao acabar uma sessão de reiki, sente-se mais relaxado e melhor de uma forma geral consigo mesmo.

 

Todos nós podemos aprender reiki. É um método de captação de energia extremamente simples e acessível a todos. Na realidade, todos vivemos com reiki. Apenas não o sabemos utilizar. Daí a importância de aprender a técnica.

 

Atenção que aprender a técnica, não quer dizer que sejamos todos terapeutas.

 

Na minha perspetiva clínica e opinião pessoal, penso que o 1º nível de reiki seria importante para todos nós. E porque digo isto de ser importante para todos nós?

 

O reiki não é só técnica, é também ampliação de consciência.

 

Antes de curarmos os outros, devemos curar-nos. Ou pelo menos assim deveria ser.

 

Na formação de reiki é passada a técnica e vários princípios/mudanças de pensamento a integrar. Não basta decorar ou saber a matéria toda como se fossemos para um exame da escola. O importante no reiki é vivênciar/integrar.

princc3adpios-do-reiki1.png

 

 

 

Posso dar-vos o meu exemplo que comecei a estudar e aplicar reiki em 2009 e fiquei logo fascinada com os benefícios.

 

De uma forma geral, começamos logo a sentirmo-nos mais calmos e ponderados nas nossas atitudes. Aos poucos, vamos apercebendo-nos que estamos a mudar a nossa linha de pensamento e que se para nós fazia sentindo que os outros à nossa volta tivessem que mudar, começamos aos poucos a perceber que a mudança está em nós, e que se mudarmos, automaticamente tudo à nossa volta muda.

 

Depois temos os casos concretos. As dores menstruais, dores de cabeça, dores de dentes… Que podem também ser atenuadas/tratadas com reiki (em alguns casos só com reiki e noutros casos em conjunto com suplementação natural ou medicação química, depende dos casos e das escolhas de cada um). Eu pessoalmente, faço reiki todos os dias a mim própria e sempre que tenho alguma dor aplico reiki. Deixei de tomar a quantidade de medicamentos que tomava sempre que tinha uma dor.

 

Esta prática regular de reiki, trouxe-me maior bem- estar e um estado de consciência diferente. Olho para tudo à minha volta de forma diferente.

 

Acho imensa piada quando me encontro com alguém que não via à uma série de anos e me diz “Estás tão diferente!”. Encaro este comentário com uma positividade tremenda.

1508540_784549494904546_984516881_n (1).jpg

Tenho a noção que com o passar dos anos e a continuação da aplicação desta técnica fabulosa e a integração dos princípios de reiki, vou ficando uma pessoa cada vez mais serena e mais consciente em cada ação. O segredo no meio disto tudo está em amar-nos mais e aceitarmo-nos. O Ser Humano está constantemente em autojulgamento. E para quê? A vida é uma passagem demasiadamente curta, para perdermos tempo com coisas que não interessam. Nada levamos desta vida.

 

Todas as vivências pelas quais tenho passado, boas ou menos boas, encaro-as sempre como uma aprendizagem. Ao encararmos as coisas como uma aprendizagem estamos em modo de aceitação das vivências, o que nos permite mais facilmente passar à próxima etapa. Ao próximo desafio.

 

Gosto de pensar que se passo por determinada situação na vida, é porque tinha que a passar e porque a conseguiria ultrapassar. Gosto de pensar também que, através das minhas vivências, poderei mais facilmente chegar ao coração dos meus pacientes e demonstrar-lhes que na vida temos várias opções de escolha e que são essas mesmas escolhas que fazemos que traçam o nosso caminho.

 

Cada formação que realizo é como uma nova iniciação em mim também. Nada é fácil nesta vida. E estarmos em constante aprendizagem e autocriação é um ato de coragem.

 

Costumo dizer nas formações que, não sou melhor que ninguém, apenas sou um canal de transmissão de energia e conhecimento. Gosto de partilhar e de ajudar quem me procura. Defendo que todos temos as mesmas capacidades, apenas uns dedicam-se a umas coisas e outros a outras. Encorajo todos a continuarem com esta prática, para além do dia da iniciação. Encorajo todos a vencerem barreiras, principalmente as do medo e a reconstruirem-se de acordo com aquilo que mais desejam para si.

 

O reiki é uma forma de estar na vida magnífica. Convido-vos a limpar as mágoas e começar a viver em AMOR.

 

Rute <3

 

Caso queiram colocar-me alguma questão sobre o reiki ou marcar uma consulta, podem fazê-lo através do email: rutecalhau.therapies@gmail.com "

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post