Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

Organizar a festa de anos dos nossos filhos: Dicas e Ideias

Organizar uma festa, seja um baby shower, um aniversário ou mesmo um batizado apesar de ser algo divertido pode tornar-se uma tarefa confusa à medida que se vai planeando. Por se tratar de um acontecimento que exige uma delineação de distintas áreas uma boa organização é fundamental para que se torne uma boa anfitriã, para que os seus convidados passem um bom momento e para que recordem este acontecimento por muito tempo (ou pelo menos até ao ano seguinte)!

Para ter uma festa gira, memorável e que vá de encontro aos gostos e necessidades dos convidados, sejam eles maioritariamente adultos ou pequenotes, a Momentos&Detalhes quinzenalmente fornecerá dicas de organização, decoração assim como inspirações para os seus próximos eventos.

 

Hoje iremos começar com os elementos indispensáveis a ter em conta aquando a organização de um evento:

 

   Data, hora & local

 

Os primeiros detalhes que devem ser definidos e que irão influenciar em todas as outras "etapas".

 

- O local, seja em casa ou noutro espaço deve ser analisado quanto à dimensão (por exemplo para estabelecer um limite de convidados), quanto à logística (a nível de quantidade de cadeiras disponíveis, mesas, acesso às casas de banho...) e quanto à segurança (um fator que não deve ser descurado e que deve ser observado conforme as idades das crianças)

 

 Tenha sempre um plano B para festas pensados em espaços ao ar livre.

 

   Lista de convidados

 

Convide as pessoas com alguma antecedência, através de convite impresso, digital ou até através de evento no facebook. Não se esqueça de incluir sempre o nome do aniversariante, a data, hora (inicio e fim), local (morada e croqui se necessário), número de contato e data de confirmação de presença.

 

 Caso seja necessário mencione também coisas que devem trazer, como por exemplo fato de banho, caso se trate de uma festa de piscina ou ténis, caso se vá realizar muitas atividades desportivas.

 

É essencial ter em atenção a quantidade de crianças que convida. Peça ajuda a um familiar, amigo ou contrate um profissional para auxiliar a tomar conta das crianças.

 

    Orçamento

 

Se tem um budget em mente tente estipular quanto quererá gastar em cada "área" - catering, aluguer sala, animação... Não se esqueça que em todos os eventos pode haver imprevistos e por isso deve ser contemplada uma parte do orçamento para estas eventualidade.

 

 

 

 

  

     Tema, decoração do espaço e da mesa

 

Escolha uma temática que vá de encontro aos gostos, idade e ocasião do festejo. Utilize itens decorativos ligados ao tema na decoração do espaço e tenha em atenção à disposição de cada elemento.

 

Existem inúmeros temas que fogem aos típicos baseados em bonecos animados. Dê asas à imaginação e tente encontrar algo original! Para a auxiliar nesta tarefa pode criar uma "mood board" com imagens que goste e com a palete de cores que irá utilizar.

 

Caso não se sinta à vontade com esta etapa contrate um profissional. Cada vez mais existem pessoas especializadas nestas áreas.

 

 Posicionar os itens e experimentar antes é uma boa forma de avaliar se a decoração está consistente e se não existem espaços incompletos.

   

 

     Catering - comidas & bebidas

 

As comidas e bebidas são um dos elementos mais importantes a ter em conta quando se organiza um evento. É importante avaliar o tipo de convidados, idades e se existem alergias e intolerâncias alimentares.

 

Tente que as iguarias principais, assim como o bolo vá de encontro ao tema escolhido. Caso opte por receitas mais tradicionais uma sugestão será adorná-las com toppers, embalagens e outros elementos que se enquadrem.

  

É sabido que todos apreciam doces e salgadinhos, contudo tente conter também iguarias saudáveis na sua ementa. Espetadas de frutas é uma ideia gira e uma forma de captar a atenção das crianças!

 

      Entretenimento

 

Organize atividades de acordo com as idades. A música é indispensável em qualquer evento pois proporciona um ambiente mais descontraído e animado.

 

Os jogos tradicionais ainda são uma forma eficaz de animar qualquer festa, contudo workshops de dança, de artes manuais ou até de cozinha são exemplos de entretenimento cada vez mais utilizados. A contratação de profissionais ligados a animação de festas (animadores, insufláveis, pinturas faciais e modelagem de balões) é outra alternativa sempre apreciada pelos mais pequenos.

 

     Fotografia

 

Não se esqueça de captar os melhores momentos para mais tarde recordar. Seja através da utilização da sua máquina, a dos seus convidados ou através da contratação de um profissional o registo fotográfico e (se possível) de vídeo é uma forma de eternizar estes acontecimentos.

 

    Lembranças

 

No final da festa é habitual oferecer a cada convidado uma lembrança como forma de agradecimento pela sua presença. Poderá optar pelos habituais saquinhos recheados de doces ou pode decidir por lembranças que podem ser personalizadas - como bloquinhos, bolachinhas, chupas decorados ou até itens criados ao longo da festa, como t-shirts, pulseiras... 

        

 

A utilização de Cronogramas e Check lists são formas de minimizar os imprevistos e garantir que todos os preparativos estarão prontos a tempo!

 

Envolver a criança na montagem é uma boa forma de distribuir tarefas e fazer com que haja um sentimento de participação por parte dos mais pequenos (seja a ajudar a decorar o espaço, a fazer sandes ou a criar as lembranças).

 

Ao longo do planeamento lembre-se de manter a calma e a boa disposição. DIVIRTA-SE!!!

 

Boas festas!

INÊS CASTRO CALDAS @ Momentos & Detalhes

 

 

1 comentário

Comentar post