Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

19.07.17

o que os meus miúdos vão ou já fizeram nas férias de Verão

Barriga Mendinha

Ora bem... férias de Verão! 2 meses e meio de "arranjar coisas para eles fazerem"... No meu caso, que tenho uma cida completamente "sui generis", acabor ter dois ou 3 ATLS definidos, outras semanadas distribuo-os entre pais e avós ( nas semanas que sei que ando em "tournée" a tocar aí pelos 4 cantos do país) e depois, claro.... usufruo deles sempre que posso em todos "os buraquinhos de agenda" que vou encontrando...

 

Ora bem, nos tais "buraquinhos", tenho sempre a fantástica e familiar opção de me meter com eles e as tralhas no carro ( umas vezes sozinha, outras com o Hugo) e rumamos à zona de Peniche, onde o meu pai mora. Não preciso avisar antecipamente, é só ligar a dizer: "papá, daqui a uma hora estamos aí" e fico 2 dias ou 15, conforme possa ( se bem que os 15.. lol.. é mesmo para rir, acho que o maximo que alguma vez, consegui na vida, fora 7 ou 8 e, e....). Apesar de lhes tentar proporcionar muitas e diferentes experiências, que sei serem maravilhosas para eles, acho, também extremamente simpático e importante que exista um sítio de referência onde toda a família sabe ser " o poiso" e que sorte a nossa o meu pai, que sempre viveu em Lisboa, depois de se refornar ter escolhido este "paraíso do Oeste" para seu lar... e no fundo, o refúgio da família Mendinha :) Além de muita praia e vida "molenga", o meu pai adora História e por isso fartamo-nos de visitar monumentos, museus, pontos de interesse. É o máximo esta vivência com o "nosso" Avô Mário ;)

19958921_1347186678684359_2758194750551483039_n.jp

18033860_1267170056686022_5216981735953975306_n.jp

Para além dessa nossa"base-maravilha", onde não pagamos renda nem temos horário de entrada ou saída, vamos, este ano, saltitar entre uns dias na Costa ( é aliás, onde estou agora, porque o Pai do Afonso vive deste lado e como o Afonso te estado por cá com uma semana de "praia da escola" e eu e a Matilde, temos andado a acompanhar a "comitiva"), a casa da avó Clara, em Carcavelos, que tem piscina no condomínio e onde eles adoram estar com a priminha Helena ( que tem a idade da Matita), um 3 dias na Comporta ( para onde vamos daqui a uns dias) a convite do Comporta Summer Market e sobre o qual vos contarei tudo, mais tarde, aqui no blog e... semanas, se ATL, Ateliers e algumas atividades que essa sim, irei agorinha mesmo contar-vos onde, no meio de tantas a minha escolha recaiu.

Captura de Tela 2017-07-19 às 18.58.23.png

Nos dias que correm são mesmo muitas, as opções que existem e que misturam divertimento ( não nos esqueçamos que as Férias são essencialemente para isso,  e que os miúdos precisam tanto dessa parte lúdica, não se esqueçam disso, ok pais e mães? ) e aprendizagem! E acreditem que não é facil escolher. Os valores são dispares e os temas muito diferentes. Tentar encontrar um ATL que fique relativamente no meu roteiro diário, que não me leve os olhos da cara e que agrade aos dois miúdos, sendo eles muito diferentes... foi dose, mas lá escolhi:

 

Uma semana de ATL de Verão do Zoo em que cada um deles estará enquadrado num grupinha da sua idade.

banner_atl.jpg

O programa desenvolve-se, através de um fio condutor, entre encontros com tratadores, treinadores e outros técnicos do Zoo, oportunidades de maior proximidade com algumas espécies que vão permitir conhecer mais de perto os animais e também alguns bastidores.

Para aqueles que gostam da vida selvagem, é uma excelente oportunidade para aprenderem e contribuírem para transformar o nosso Planeta num sítio melhor para viver. ( Ai, como eu gosto disto!!...)

workshop-educacao-ambiental-zoo.jpg

 

São realizados percursos temáticos para conhecer e aprofundar conhecimentos sobre os vários grupos de animais. A aprendizagem é feita de forma divertida e entre um período interpretativo e de exploração e um período de expressão e tratamento informativo, pelo que muitas destas ações são "vestidas" de atividades de animação, jogos de pista e de exploração, caças ao tesouro e peddy-papers.

Os conhecimentos são aprofundados e consolidados através de múltiplas atividades: expressão plástica, desenho, construção, pintura, debates, concursos do género "Quiz" e recorrendo ao uso de tecnologia educativa. Cada semana custa à volta de 190 euros por criança...

19264393_1570880242954411_4101988963887719757_o.jp 

Mais para a frente, lá para o final das férias, optei por deixá-los num semana de "Férias Desportivas" no "Supera Areeiro", um ginásio relativamente recente que fica no meu bairro de coração. Como sabem, vivo nas Colinas do Cruzeiro, há 2 anos, mas antes morámos na Av. João XXI e antes de ter filhos, durante anos, com a minha mãe e irmã na avenida de Roma ( e a minha avó ainda vive por lá), onde fica este espaço. 

 

 Achei fantastico o programa, muito mais indoor ( natação, ginástica, dança, cultura geral, inglês, leitura e escrita, história, debate...) mas também onde se incluem piqueniques no jardim do bairro, um peddy papper, o "dia do gelado"... muito, muito giro ( e ainda por cima com filhotes de amigos do bairro vão ser coleguinhas deles) e... a um prço muitíssimo simpático: 69 euros por semana!

19731881_1595371360505299_2629630487966389144_n.jp

Et voilá! Para já saõ estes os planos, mas como se sabe, de repente a minha vida profissinal dá uma volta... e lá tenho eu que me ( e os ) adaptar... provavelmente surgirão mais atividades e saídas com a família, mas prometo, ir-vos mantendo a par. Combinado?

 

Beijinho nosso e... boas férias pessoal!!