Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

O piquenique perfeito... gourmet, prático e saudável!!

Bem, antes de passarmos à ação... O post em si.. sobre PIQUENIQUES!!! (adorooo) quero apresentar-vos a nossa Marta Simões.. ou antes.. a GOURMARTA ;) Sim, que este é o projeto por que me apaixonei... ao mesmo tempo que me apaixonei por ela, pela pessoa, pela personalidade positiva e num misto de sudável e maroto, se é que me faço entender lol..

 

Ora esta é a Marta (juro que um dia destes a mostro melhor, mas gostei tanto da originalidade e expressão desta foto que teve que ser..) e vai passar a colaborar comigo aqui no blog as 2as e as 4as semanas de cada mês.

 

 

 

 

Et Voilá... antes de avançar, olhem só como esta Marta Dietista Cozinheira ;) se apresenta ao meu núcleo duro Barriga Mendinha:

 

" O meu nome é Marta. Sou dietista de profissão e cozinheira de coração! Licenciei-me em Dietética, pela Escola Superior de Saúde de Faro, Universidade do Algarve. Pelo meu caminho curricular, passei por um estágio curricular no Hospital de Faro, trabalhei num Município, com escolas e refeitórios, colaborei com uma Unidade de Cuidados Continuados. Tenho experiência em Nutrição Clínica e Nutrição Comunitária. Não apoio dietas loucas e desequilibradas.Sou apologista da educação alimentar. Acredito no poder dos alimentos. Adoro meter a mão na massa e brincar com sabores!!"

 

E pronto.. agora que confiam e se vão apaixonar, como eu... vamos às dicas da semana, sobre PIQUENIQUES:

 

 

 

Um piquenique bem planeado pode ser um dia muito especial e as crianças adoram!

 

Escolher bem o sitio, com sombras, cheirinho a pinheiros e musica de pássaros! E se por lá correr uma ribeira, de água fria que o sol aqueceu, a opção “ir ao centro comercial” já perdeu!

 

O menu, esse tem que ser obrigatoriamente leve e seguro!

 

 

Ora se o dia já é tendencialmente de sossego e preguiça, nada de escolher alimentos pesados, de difícil digestão, como feijoadas e “granadas”, enchidos assados e carnes gordurosas que envolvem trabalho, sujidade, grelhadores, carvão e gás, pratos e talheres e uma logística sem fim! Afinal o dia do trabalhador é para não trabalhar, não é?

 

Então vamos escolher um piquenique que exige apenas uma leve preparação em casa!

 

Para o passeio apenas levamos a geleira e a cestinha, a toalha de quadradinhos vermelhos, uns livros e uns brinquedos, e umas almofadinhas para pousar a cabeça, fechar os olhos e ouvir a natureza! Para beber, se estiver calor, nada de refrigerantes, cheios de açúcar e bebidas alcoólicas, estas opções não ajudam em nada a hidratação!

 

 

O conselho é claro, a água, e depois uns belos sumos naturais, de laranja, meloa ou abacaxi, fresquinhos, naturalmente doces e vitaminados, ou um chá frio feito com casca de limão, chá preto, pau de canela e uma pitada de açúcar amarelo!

 

Para comer, nada com  maioneses e natas porque não queremos arriscar acabar o dia com uma forte dor de barriga! Sugiro umas mini sandes de pepino fino ou salmão fumado com queijo creme, ou umas sandes de frango desfiado com ovo cozido e cenoura ralada!

 

Em qualquer uma das sugestões, o azeite e os orégãos são o tempero de eleição! Para acompanhar, porque não umas espetadas de tomate cereja, manjericão e queijo feta ou de melão, uvas e presunto?!

 

Uma salada fresca de alface, gomos de maçã, rodelas finas de limão com casca e hortelã para penicar e umas rodelas de laranja polvilhadas com canela ou raspas de chocolate para finalizar!

 

Um piquenique para saudar a Primavera e os dias mais compridos, as cores e as flores, o céu azul e o sol…se nunca experimentaram agora é a época certa! E, São Pedro, não nos pregues partidas...sê amigo e abre o postigo! 

 

-------
 

2 comentários

Comentar post