Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

O Balanço ( e receitas que fiz) de 6 dias de dieta Pronokal

O corpo humano é mesmo adaptadavel meu Deus! Digo isto porque ao fazer um balanço dos 6 primeiros dias de dieta Pronokal ( a que explico tim tim por tim tim AQUI),  já passei por tantas fases ( refiro-me à forma como me tenho sentido tanto física como motivacionalmente) que parece mais que foram 6 meses, em vez de dias...

 

Começo então por dizer que agora me sinto bem. Sem fome e sem ânsias. E tal já mo tinha sido transmitido pela nutricionista, que a partir do 4a dia (altura em que entraria no tal estado de ceteose), tudo iria estabilizar e o organismo se adaptaria.

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.08.29.png

 Mas claro que "isto" não é coisa facil. Comecei por ter dois dias "loucos" de fome, em que sonhava com leitões à Bairrada e babas de camelo a toda a hora lol... nada de anormal, no fundo, foram os dias em que a privação da "comida normal" (e ainda por cima, ainda sem suplementação alimentar) custa mais, porque são os primeiros passos à adaptação a esta nova forma de comer, esta nova forma de estar .

 

Cozinhar a horas certas, pesar alguns alimentos, ser muito rigorosa com a qualidade e quantidade dos legumes com quwe acompanhamos as refeições principais, começar a entender que ao ingerir sómente proteína e legumes nos irá levar ao passo seguinte, que é a entrada em cedose, ou seja, a ausência de açucar e hidratos no nosso organismo, o que obrigará o nosso corpo a "consumir" a gordura de que nos queremos desfazer... para termos a energia necessária para a vida normal.

 

Bem, estes dias iniciais serviram também para me adaptar a beber 2 litros e meio de água ( e fazer 40 vezes xi-xi por dia lol) e perceber como funciona a "dinâmica das saquetas". Quase tudo, à exeção das tostinhas, dos coulis ( substitutos de doce de laranja, pessego ou framboesa) e dos molhos (imitação de mostarda e ketchup), vem em saquetas, cujo conteúdo precisas de juntar àgua e depois cozinhar (no fogão, no forno ou no microndas). O que ao início me pareceu complicado, até porque não conhecia ainda bem oas variedade que existiam, acabou por ser desafiante e giro. Porque a verdade é que exitem um série de adaptações de todos os alimentos. A ideia é que cada refeição seja acompanhada de legumes e por isso, tive que puxar pela criatividade. Ajudou muito, seguir as receitas que existem no site www.pronokal.pt e mais ainda no canal de tv  ( a PNKTV) que a marca tem e onde se ensina a técnica de cozinhar toda esta panóplia de coisas mas depois.. a verdade é que, ficas por ti mesma a tentar tornar as refeições os mais saciantes e saborososa possíveis. E isso sim, tem sido desafiante.

 

Aliás, como toda esta dieta, a que no fundo prefiro chamar "método", porque não é de todo uma "dieta rápida e louca", apesar de ter esta primeira fase muito restritiva: Mas digam-me lá uma coisa... estranho estranho é quando te apresentam soluções aparentemete super fáceis. Queres emagrecer? Te que fechar a boca, sempre o ouvi dizer. Não há cá formulas milagrosas. Mas ok. Já que vais ter que fechar a boca, ao menos que tenhas a noção de que o teu organismo não irá sofrer carências por isso e que a cada passo que dás, estás acompanhado por médicos e profissionais de nutrição.

 

Bem, já passei por tudo nestes dias. Fome e depois.. vontade de comer (esta, significa que o "ratinho" já era mais psicológico do que efetivo, porque está mais que estudado que ao fim de alguns dias o organismo se adapta, o estômago habitua-se a receber menos quantidade de comida e os suplementos de sódio, potássio, vitaminas e minerais e magnésio que tomas fazem com que tenhas o aporte certo de nutrientes e elementos que eliminaste ao cortar com certos alimentos)... Passei também por momentos em que me senti mais cansada que o normal ( nada de estranho, é só percerber o porquê) e dores de cabeça esporádicas.

 

Por outro lado, ao terceiro e quarto dias, tive fases de uma energia que até estranhei e a verdade é que a nossa força e motivação precisa disso para se manter focada... Se é facil? Oh hell...no... mas a verdade é que a Pronokal é como uma mãe a tratar e direcionar uma criança que ás vezes se porta bem... e outras vezes, tem ânsias de se portar mal.. lol... E olhem que é mesmo verdade, logo no primeiro dia de tratamento, tive um telefonema muito motivacional da minha médica, a Dra. Fátima Portugal, e entretanto a minha nutricionista do Centro de Assessoria Dietética Presencial, a Vania Sousa, já me enviou 2 ou três mails com importantes informações e dicas ( tem estado sempre atentas aos posts do meu facebook e do meu instagram onde tenho publicado as refeições e lá vai enviando um ou outro reparo sobre ingredientes, formas de cozinhar, quantidades e afins), já estive com ela no centro e troquei uns pacotes que tinha gostado menos por outros que me pareceram mais apelativos e.... entretanto já tive o primeiro contato com o exercício aahhahahahha...... com a Pt Susana que me fez acompanhamento inicial.

 

A parte da atividade física também se torna importantíssima neste processo, mas até para uma pessoa que esteja habituada a fazê-lo regularmente, durante este primeiro processo, terá de abrandar e apesar de ter que fazer algum exercício, tem mesmo que ser acompanhado e com calma... não nos esqueçamos que a nossa energia está diferente... e por isso mesmo, para quem se comprometeu com a saúde, como eu o estou a fazer.... temos à disposição a assessoria do especialista de prescrição de exercício físico saudável, que efetuará uma avaliação prévia para implementar os exercícios mais adequados a cada caso. E foi assim e por isso que uma ou duas vezes por semana irei ao centro para saber o que fazer e como ( já tenho um plano de exercícios que posso fazer em casa o no ginásio e tenho a indicação de que devo fazer, 3 vezes por semana, caminhadas de meia hora)

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.03.11.png

 Bem.... e o essencial!! O peso! Ou a perda dele... querem que seja sincera. Ainda não me pesei. De todo. mas por opção. Prefiro fazê-lo na mesma balança, na próxima consulta com a médica que me está a acompanhar em todo este processo. E como a consulta ja é na próxima 5a feira, vou tentar controlar-me até aí. No entanto.... no entanto, minhas senhoras e meus senhores, já sinto efetuvas diferenças. Principalmente na cintura e barriga que estava muito proeminente. Ainda ontem vesti um casaco de cabeda (alias hoje vou vestor de novo, de tão contente que estou) que me ficava super justo e já não apertava... e agora quando o experimentei... Tcham tcham tcham.... o fecho já entava de novo no zip... e as mangas já não apertavam. Happy!!!

 

E assim corre a vida. E assim eu rumo ao meu peso, saúde e corpo ideal. Oh yé!!

 

Vou deixar-vos agora fotos das refeições principais (com todas as notas e comentários feitos, por estes dias na minha conta de Instagram) que fiz durante estes dias, para terem uma noção e quiça... inspiração para se iniciarem na coisa.

 

PS: não se esqueçam que quem contactar a Pronokal e disser que  foi através de mim ou do meu blog que teve conhecimento da mesma... receberá um desconto de 10% no tratamento total (não acumulável com outras promoções), compras, acompanhamento.... e ainda.... no final da dieta ( mas têm mesmo que terminá-la, vão entretanto perceber o tão importante isso é para que se faça uma reeducação alimentar séria, para a vida..)... a Pronokal oferece à ou ao batalhadora/a, uma refeição ( saudável, claro!!!) para celebrar, no valor de 50 euros, onde? No meu restaurante, claro!! O Meritíssimo, nas Colinas do Cruzeiro, Odivelas, pertíssimo de Lisboa.

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.04.07.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.04.38.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.04.58.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.05.14.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.05.31.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.05.45.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.06.03.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.06.20.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.06.36.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.06.58.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.08.10.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.08.55.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.09.26.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.09.12.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.09.40.png

Captura de Tela 2016-01-08 às 12.09.56.png

 

 

 

 

 

4 comentários

Comentar post