Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

Meninos viciados em tabaco...

Tudo isto é para nós, ocidentais, surreal, eu, pelo menos, fiquei estupefacta ao ver estas imagens...

O sinal de que as diferenças culturais quando são fortes e muitas, fazem mesmo com que os principios com que vivamos  sejam mesmo outros. Quero acreditar que os pais que amam estes filhos, acham que o tabaco lhes faz tanto mal... como por exemplo, nós, achamos que fazem os doces. E continuamos a dá-los. Será uma comparação viável?

MarlboroBoys_Ex.jpg

 

IIllham Muhamad tem 8 anos. Todos os dias,a  sua avó precisa lhe dar dinheiro para que ele vá até uma lojinha perto de casa. Se ela nega, ele esperneia, faz um escândalo. Mas não é chocolate, revistas, chupas. São.. cigarros, de verdade. Para eles próprio, não para os pais ou amigos mais velhos... Fumador desde os 5 anos, ele faz parte da fatia de clientes da indústria do tabaco que mais cresce na Indonésia: as crianças, que chegam a fumar dois maços diários. Meu Deus!

criancas-fumantes.jpg

 

 

Nos últimos 20 anos, o número de crianças indonésias entre 10 e 14 anos que fumam dobrou. Já os fumadores na faixa dos 5 a 9 anos triplicaram. Apesar de parecer completamente impensável, para nós ocidentais, que temos consciência de todos os malefícios dos cigarros, ver crianças a fumar é perfeitamente normal por lá. Existem regras que proíbem a venda de cigarro para menores, mas que não são respeitadas, claro. Comprar um maço de cigarros é mais fácil e barato que comprar um refrigerante, imaginem...

criancas-fumantes3.jpg

 

A Indonésia é o quinto maior consumidor de tabaco no mundo e por lá a indústria do cigarro tem fortes conexões com o governo, tornando a luta contra o fumo difícil – para não dizer impossível. Chocada com essa realidade, a fotógrafa canadense Michele Siu registrou a vida desses garotos na série de fotos “Marlboro Boys”.

Chocante. Imagens fortes e perturbadoras. ( E principalmente para uma pessoa que como eu, nunca fumou, ainda mais...)

criancas-fumantes4.jpg

 

criancas-fumantes5.jpg

 

criancas-fumantes6.jpg

 

criancas-fumantes7.jpg

criancas-fumantes8.jpg

criancas-fumantes9.jpg

criancas-fumantes10.jpg

criancas-fumantes11.jpg

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post