Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

Ervas e especiarias que ajudarão a melhorar a vossa saúde

 Hoje, vou "usar e abusar" da minha parceria com o meu Holmes Place... e falar-vos, no nome de uma das suas nutricionistas, de algo que adoro e utilizo bastante (até nos meus suminhos detox, acreditam?).... Ervas aromáticas. Que acham?

 

O uso de ervas aromáticas e especiarias conta com uma grande história na tradição e cultura alimentar de vários povos. A forma como confecionamos e temperamos as nossas refeições acaba por identificar as nossas origens, o nosso povo e reflete um bocadinho da nossa história. A associação destes alimentos na melhoria da saúde tem vindo cada vez mais a marcar o seu espaço dentro do mundo científico, dando credibilidade a muitas crenças e hábitos que advém dos nossos antepassados.

 

Destacamos algumas ervas e especiarias que poderão melhorar a sua saúde:

 

Canela - é uma boa fonte de fibra, cálcio e ferro. Tem efeitos no aumento do metabolismo, ajudando até na perda de peso. Vários estudos demonstram os seus benefícios na regulação dos níveis do açúcar no sangue, permitindo uma melhoria do perfil glicémico em pessoas com diabetes e pré diabetes. O seu consumo também ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e do colesterol LDL (mau colesterol) em pessoas com diabetes tipo 2.

 

Açafrão - tem um grande poder anti-inflamatório promovido essencialmente por um dos seuscomponentes, a curcumina. Esta inibe o processo inflamatório, tendo uma influência benéfica ao nível de doenças artríticas, reumáticas e metabólicas. Pode adicionar-se a cozinhados como por exemplo estufados e assados.

 

Coentros – têm na sua composição teores consideráveis de caroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B e ferro. Estes são antioxidantes, ajudam na melhoria de digestão e vómitos e têm um efeito calmante. São também vantajosos no tratamento de cólicas, flatulência e problemas de fígado.

 

Hortelã - tem função analgésica e expetorante, auxilia na melhoria da digestão e alivia as cólicas. Pode ser utilizada desidratada ou fresca e confere um aroma fresco aos alimentos, sendo por isso muitas vezes adicionada em bebidas.

 

Salsa - contém teores consideráveis de vitamina A, vitamina C, cálcio, zinco e ferro. Tem um grande poder antioxidante e anti-inflamatório. Na confeção pode ser utilizada em cru ou cozinhada. Duas colheres de sopa de salsa contêm cerca de 16% da dose diária recomendada de vitamina C.´

 

Gengibre - entre os seus nutrientes destacam-se a vitamina B3, vitamina B6 e vitamina C. Ajuda na prevenção do cancro, imunização contra gripes e constipações, na redução do colesterol, cicatrização de feridas e alivia a tensão pré menstrual. O gengibre também tem caraterísticas anti bactericidas e protege o estômago. Pode ser consumido em cru ou cozinhado com outros alimentos.

 

Alho - é rico em vitamina C e B6, cálcio, cobre, selénio e alicina. Este último composto é o que nos confere o hálito tão caraterístico do alho e é o mesmo que potencia os efeitos benéficos do alho na prevenção de doenças como as doenças cardiovasculares. O alho ajuda a baixar os níveis colesterol total e de triglicerídeos, aumenta os níveis de colesterol HDL (bom colesterol) e é um anti agregante plaquetário. Este também tem um efeito anti hipertensor, uma vez que permite a dilatação dos vasos, melhorando a circulação sanguínea. Alguns estudos também demonstram que o alho tem um poder bacteriostático (impede a proliferação de bactérias) e antifúngico.

 

Para além dos benefícios referidos, a utilização, na nossa dieta alimentar, destes alimentos permite-nos reduzir o consumo de sal e açúcar que adicionamos, permitindo-nos assim obter benefícios não apenas ao nível do tratamento mas essencialmente ao nível da prevenção de doenças tais como as doenças metabólicas.

 

Catarina Monteiro

Nutricionista Holmes Place Constituição

holmes-place-logo-.jpg