Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

05.11.15

A história desta marca mistura-se com a da sociedade

Barriga Mendinha

Há dias assim cheios de surpresas. A chuva (muita) hoje, pelas bandas de Lisboa surpreendeu-me. Mas não me estragou o dia. Até porque esteve tão recheado de coisas boa. Um dia de reencontros com amigos, com conceitos, com cores, com sabores, um dia em que as pingas da água se misturaram com o ambiente sempre energético e trendy do Chiado, um dia em que a estética e a História se misturaram. Mas vamos por partes.

 

Ou antes, vamos concentrar-nos na exposição alusiva aos 50 anos da Benetton. Sim, 50! E a loja do Chiado, também chamada de Fábrica, fez um evento que me tocou em particular, por ter revisitado cada década com uma pontaria imensa. E o mais engraçado é que as dos anos 80 e 90 são madrões que me trazem à memória tanta coisa. A Benetton era "aquela marca" que todos na escola usávamos... ou ambicionávamos usar. lembram-se? Na época ainda não era assim tão democratizada e nem todos os pais conseguiam comprar as suas peças, mas todos nós ( sim, também os rapazes...) suspirávamos por ela.

 

Inspirada nas várias décadas passadas, foi feita este ano, uma reinterpretação moderna e fabulosa dos designs originais da altura, peças que estãrão à venda, esta estação e que eu vi hoje em primeira mão.  "A collection of us" (5 gerações de malhas, 5 gerações de histórias) tocou-me particularmente e acreditem que mais dia menos dia, me vão ver com uma ou outra camisolita destas ( e os meus filhos também).

 

No fundo, o que este momento na Benetton, hoje me transmtiu, é que há marcas que já são quase uma espécie de entidades, e percebemos isso, quando nos conseguem assim chegar tão facilmente à memória estetica e se tornam referências tão datadas e tão sensoriais.

 

E por falar em sensações... mais uma surpresa das boas. O reencontro com o meu também "reciclado" e maravilhoso amigo José Carlos Pereira, reencontro que mereceu foto num dos elevadores mais antigos da Europa, que ainda está intacto e maravilhos, dentro da loja da Benetton Chiado / Fábrica Features (inaugurado em 1888) e direito a lanche na famosa pastelaria Benard com muito croissant e conversa da boa, a seguir ao evento ( mas essa parte já fica só para mim, sim meninas curiosas?...) e a promessa de que não vamos mais passar tanto tempo sem estar juntos, principlamente agora que o Zeca tem mais tempo e abertura para as coisas boas e saudáveis da vida como, por exemplo.... 2 crianças a berrar e a chamar constantemente a atenção, enquanto nós queremos conversar ahahha...

IMG_20151105_215623.jpg

IMG_20151105_220220.jpg

IMG_20151105_220410.jpg

IMG_20151105_220700.jpg

IMG_20151105_220918.jpg

IMG_20151105_142308.jpg

 

Termino com o making off fantástico deste  conceito que também tem muito  ver com o (em)powerment das mulheres na sociedade atual e ao longo das últimas decadas. Vale a pena abrir os sentidos: