Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

A consulta de rotina... e no Centro de Saúde...

 

IMG_20150915_163403.jpg

Esta semana fomos à "revisão".

 

Foram ambos ao médico de família fazer a consulta dos 3 e dos 5 anos e aproveitar e pedir o atestado de que estão super hiper saudáveis, para entregar na escola.

 

Ora bem, então o que fizémos nesta consulta? E o que se faz normalmente? Acreditam que eu fiquei espantada com tal cuidado e observação? E, atenção, que fomos ao médico de família no centro de saúde, nada de médicos privados ou amigo de amigo de amigo. E... a coisa correu bem, muito bem. Pelo menos eles vieram observados de cima a baixo e eu saí de lá com a sensação de ter "tudo sob controle", que é algo que sabe muito bem a uma mãe, principalmente se diz respeito à saúde das suas crias.

 

E então é assim que correm estas consultas de rotina, instituidas pelo sistema nacional de saúde:

 

Primeiro, a enfermeira de serviço mede-os e pesa-os e depois, antes de passar à "ala seguinte", faz uma revisão aos livrinhos de saúde das crianças e confirma se as vacinas estão todas em dia, avisando-nos quando são as próximas ( por aqui.... Afonso Luz tem uma já ao início dos 5 e depois só aos 8 e a Matita, por agora está despachada, só a tal dos 5 e ainda faltam mais de 2 anos).

 

Depois esperar... sim... atenção, este continua a ser o handicap (e grande) dos serviços públicos: a espera. Tirei o dia quase todo para isto. Porque entre tira senha, espera a vez, um faz birra, o outro tem sono, um entra, o outro vai a outra sala, afinal estamos no piso errado, um tem fome, outro foge pelo corredor, afinal a médica já saiu para almoço e temos que esperar mais um "bocadinho"... uffff... pois, entre tudo isto... a seca é monumental e para quem não tem, como eu, a possibilidade de tirar um dia de trabalho, deve ser efetivamente complicado.

 

Bem, mas seguindo, como levei os dois filhos com idades próximas acabaram por entrar ao mesmo tempo no consultório e felizmente consegui que se porta-se razoávelmente bem, enquanto o  outro estava a ser observado ( e também, porque a minha sogra, que foi comigo ia distaindo um a um, enquanto o outro estava na berlinda ;)).

 IMG_20150918_141405.jpg

A ambos foram pedidas tarefas adequadas  às suas idades para a médica perceber como estão a nível de evolução psicomotora e também de estímulo intelectual e lógico (puzzles de madeira, com cores, desenhos, palavras mais e menos difíceis, números, problemas básicos). Segiu-se o célebre teste da visão com um placard a 3 metros da crianças onde eles tinham que dizer que objeto viam e em que cor...IMG_20150918_141945.jpgIMG_20150918_141817.jpg

Resumo: A Afonso Luz não vê muito bem do olho direito e terei que farei uma consulta de oftalmologia com ele em breve, mas no resto está todo desenvolto e com saúde da boa ;) A Matilde Estrela, está com o peso um pouquinho acima da média e segundo ela...."bebézona" para a idade. Mas a nível de saúde, está tudo bem.

 

Saí de lá descansada e orgulhosa dos meus biscoitos ( e de mim mesma, por lhes ir proporcionando uma vida normalmente saudável como mentora desta fase da infância destes dois pequenos seres), mas também com a certeza de que nem tudo são rosas: tenho que ficar ainda mais atenta e estimular mais a Matita (para ver se ela dá o pulo e começa definitivamente a falar), obrigá-la a comer melhor ( menos doces, principamente, que são a perdição desta marota) e de que o Afonso talvez... ui... talvez, tenha que usar óculos. A ver vamos...

 

 

IMG_20150915_135927.jpg

IMG_20150915_140142.jpg

-------------------------------------------------------------------------------------------

 

_ a tshirt YSL dos traquinas é da Mademoiselle´s Tee, não ficam tão queridos?

_ ténis da Nike Kids

Simples e fashion, just the way I like it ;))