Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

26.06.14

5 crianças que foram criadas por animais...

Barriga Mendinha

Estranho, muito estranho mas real, apesar de tudo...

 

Hoje trago-vos 5 história de criannças que, por uma ou por outra razão, foram criadas por animais não racionais. Elas não tiveram o apoio e a criação de pais humanos, e foram “adotadas” por animais que passaram as considerar como membros do grupo.

 

 

Uns porque foram abandonados, outros porque fugiram ou se perderam.. são histórias tristes mas verdadeiras e que nos alertam, a nós , pais e mães.

 

Estes casos, além de despertarem, obviamente grande curiosidade e levar à criação de lendas, levantam uma questão:

 

Seremos nós, resultado exclusivo dos nosso genes, ou as experiências  sociais que vivemos determinam o nosso comportamento?

 

Pensemos sobre este tema conhecendo alguns casos que separamos de crianças criadas por animais, ao longo dos últimos anos e em todo o mundo:

1. Oxana Malaya

2

Filha de pais alcoólicos, Oxana, nascida em 1983, passou grande parte da sua infância, dos 3 até os 8 anos, a viver num canil no quintal da casa da família em  Novaya Blagoveschenka , da Ucrânia.

 

Sem atenção e acolhimento dos pais, a menina encontrou abrigo entre os cães e se refugiou num barracão habitado por eles nos fundos da casa. Isso fez com que a menina aprendesse seus comportamentos.

 

O vínculo com a matilha de cães era tão forte que as autoridades que vieram para salvá-la foram expulsas na primeira tentativa pelos cães. As suas reações eram iguais aos sons de seus cuidadores. Ela rosnou, latiu, andou por todos os lados como um cão selvagem, cheirou a comida antes de comer, e foi encontrado nela sentidos extremamente aguçados de audição, olfato e visão.

 

Ela só sabia dizer “sim” e “não” quando ela foi resgatada. Quando foi descoberta, Oxana achou difícil de adquirir habilidades sociais e emocionais humanas . Ela tinha sido privada de estimulação intelectual e social, e seu único apoio emocional veio dos cães que ela vivia.

 

Quando foi encontrada em 1991, mal conseguia falar.

 

Desde 2010, Oxana reside em um lar para deficientes mentais, onde ela ajuda a cuidar das vacas na fazenda da clínica. Ela afirma que é mais feliz quando está entre os cães.

2. John Ssebunya

1

 

Depois de ver sua mãe a ser assassinada pelo seu pai, um rapaz de 4 anos, chamado de John Ssebunya fugiu para a floresta.

 

Ele foi encontrado, em 1991, por uma mulher chamada Millie, integrante de uma tribo de Uganda. Quando foi visto pela primeira vez, Ssebunya estava escondido em uma árvore.

 

Millie voltou para o vilarejo onde vivia e pediu ajuda para resgatá-lo. Ssebunya não apenas resistiu como também foi defendido por sua família adotiva de macacos.

 

Quando foi capturado, o seu corpo estava coberto por ferimentos e seus intestinos infestados por vermes.

 

No começo, Ssebunya não sabia falar e nem chorar. Depois, ele não apenas aprendeu a falar como, também, aprendeu a cantar, tornando-se parte em um coral infantil chamado Pearl Of Africa (“Pérola da África”).

 

Ssebunya foi tema de um documentário produzido pela rede BBC, exibido em 1999.

3. Madina

madina

 

 

Acima, a menina Madina. Abaixo, sua mãe biológica.

 

O caso de Madina é parecido com o primeiro aqui mostrado – ela também era filha de mãe alcoólica, e foi abandonada, vivendo praticamente até seus 3 anos sendo cuidada pelos cães.

 

Quando foi encontrada, a menina sabia somente 2 palavras – sim e não – e preferia comunicar como os cães.

 

Por sorte, devido a pouca idade, a menina foi considerada física e mentalmente saudável, e acredita-se que ela tem todas as chances de levar uma vida relativamente normal quando crescer.

4. Vanya Yudin

imagem3

 

 

Em 2008, em Volgogrado, na Rússia, assistentes sociais encontraram um miúdo de 7 anos de idade que... vivia entre os pássaros.

 

A mãe da criança, tinha-o criado dentro de um apartamento minúsculo, cercado por gaiolas de pássaros e alpista.

 

Chamado de “menino-pássaro”, a criança era tratada como ave pela sua mãe – que jamais falava com ele.

 

A mulher não agredia a criança e nem deixava com que ela passasse fome, mas deixou para os pássaros a tarefa de ensinar a criança a falar. De acordo com o jornal Pravda, o menino piava ao invés de falar e, quando percebia que não estava sendo entendido, começava a abanar os braços do mesmo modo que os pássaros batem as asas.

5. Rochom Pn’gieng 

5

 

 

A chamada "Garota da Selva" é uma mulher cambojana que emergiu da selva naProvíncia de Ratanakiri , Camboja em 13 de janeiro de 2007.

 

Uma família de uma vila próxima alegou que a mulher era sua filha de nome Rochom Pn’gieng (nascida em 1979) com 29 anos de idade que havia desaparecido 18 ou 19 anos antes.

 

Ela chamou a atenção internacional depois de sair suja, nua e assustada da selva densa da Província remota de Ratanakiri no nordeste do Camboja em 13 de janeiro de 2007.

 

Depois que um morador reparar no desaparecimento de alimentos de uma caixa, ele demarcou a área, localizou a mulher, reuniu alguns amigos e apanhou-a.

 

 

Ela acabou por ser reconhecida pelo seu pai, o políciaKsor Lu, por causa de uma cicatriz nas costas. Ele disse que Rochom P’ngieng ficou perdida na selva cambojana com a idade de oito anos quando pastoreava búfalos com sua irmã de seis anos de idade (que também desapareceu).

 

Uma semana depois de ser descoberta, ela apresentou dificuldades para seajustar à vida civilizada. A polícia local informou que ela só foi capaz de dizer três palavras: “pai”, “mãe” e “dor de barriga”.

 

6

 

 

A família assistiu Rochom P’ngieng o tempo todo para ter certeza de que ela não fugiria de volta para a selva, como ela tentou fazer várias vezes. A sua mãe tinha que vesti-la vezes e vezes sem conta porque ela tentava despir-se.

 

Em maio de 2010, Rochom P’ngieng fugiu de volta para a selva. Apesar do empenho nas buscas, não conseguiram mais encontrá-la.