Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

O que as crianças dizem do Mundo!!


Desde sempre que as crianças nos conquistam a nós, adultos, porque carregam consigo uma ingenuidade e inocência que somos obrigados a abandonar quando crescemos...


Talvez por isso, eu tenha achado tão fantástico e tão simples esse projeto desenvolvido pelo professor colombiano Javier Naranjo, que passou 10 anos a compilar definições dadas pelos seus alunos , tentando explicar algumas palavras do quotidiano, enquanto trabalhava em diferentes escolas do estado de  Antioquía, região rural do leste desse país.


O dicionário virou o livro “Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças“, uma obra que traz cerca de 500 definições para 133 palavras, de A a Z,  e que surpreendeu ao se tornar o maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá, no final do mês de Abril deste ano.

Vejam algumas definições cheias de sabedoria e poesia criada pelas crianças. Servem para fazer  rir, chorar, refletir, entender ou.. simplesmente deixar-nos levar de novo ao sentir de criança que todos nós acabamos por ainda ter em nós mas que a "vida real" nos vai fazendo esquecer ao longo que os anos passam :





















O professor Javier Naranjo e alguns de seus alunos.