Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

02.08.12

Como manter o busto firme

Barriga Mendinha
O tamanho e o peso são as alterações que implicam cuidados redobrados durante a gravidez e o pós-parto. Por esse motivo, use o sutiã adequado e faça exercício na zona do peito. Tudo para impedir que as mamas se tornem flácidas e sejam invadidas pelas estrias.
O sonho de ter um peito robusto é comum a todas as mulheres, mas uma preocupação complementar na gravidez. Tudo por causa do aspecto, do tamanho e do peso da mama nesta fase da vida, bem como no pós-parto, ou seja, durante o período da amamentação.



Antes de mais, é fundamental optar por um sutiã adequado, uma vez que “o peso da mama, deve ser sustentado por alças largas e resistentes”, declara Célia Martins, enfermeira e responsável pelo Centro Kuantos Meses Care, em Lisboa. Além disso, é de salientar “a qualidade dos tecidos”, optando pelos “naturais e resistentes às lavagens”. As recomendações estendem-se ao período de amamentação, altura em que é inevitável adquirir sutiãs com um ou dois tamanhos acima dos usados nos últimos dois meses de gravidez.
Mas há mais no que toca aos cuidados a ter com o peito, de modo a mantê-lo firme! Graças à indústria da cosmética, saiba que “já existem linhas destinadas a grávidas que podem ser usados para esse efeito”, revela a nossa entrevistada. Mesmo assim, antes de adquirir qualquer produto, tem de consultar primeiro o especialista que a acompanha, “porque alguns contêm químicos que entram em circulação e chegam ao bebé, podendo ser nocivos ao desenvolvimento saudável do feto”, informa Célia Martins.


Dicas importantes:
- Aplique um creme gordo todos os dias 
Uma vez que o aumento do tamanho deixa, na generalidade dos casos, as futuras mamãs assustadas, o melhor é preparar-se para essa alteração o quanto antes. A finalidade é, portanto, não deixar marcas, ou seja, evitar a flacidez e o aparecimento das inestéticas estrias. “Sendo assim, é muito importante que a grávida realize cuidados de higiene diários”, após os quais deve aplicar um creme gordo em toda a mama, “para que a pele mantenha a elasticidade”, recomenda Célia Martins. No entanto, convém certificar-se que o produto usado é próprio para grávidas.
“Com o aproximar do parto – às 28, 30 semanas –, deverá preparar também a pele do mamilo para a amamentação”, a qual “consiste em massajar, a seco, o mamilo entre dois dedos”, declara a responsável do Centro Kuantos Meses Care. Após a massagem, que deve ser feita apenas uma vez por dia – porque se o fizer com regularidade, pode desencadear contracções –, hidrate o mamilo “com um creme próprio para o efeito”. Por volta das 37 semanas, Célia Martins dá luz verde “para intensificar estes exercícios”.
- Exercícios para pôr em prática
Mesmo as futuras mamãs mais preguiçosas podem efectuar os exercícios abaixo descritos, os quais, além de simples, “são muito eficazes na manutenção da mama, que podem ser praticados por todas as grávidas mesmo as que não podem deslocarem-se ao ginásio”, garante Célia Martins. Siga os exemplos:


1º exercício:
Com os  cotovelos alinhados, junte as mãos e faça força – de uma contra a outra. Conte até dez segundos e descontraia. Repita o exercício 20 vezes.
2º exercício:
Sentada, com as costas direitas, coloque os braços ao longo dos ombros e aponte as mãos para cima e depois para baixo. Repita o exercício 20 vezes.


Com a colaboração de Célia Martins
Enfermeira e responsável pelo Centro Kuantos Meses