Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

CRECHE – O que os pais querem saber



Chega altura dos nossos bebés irem para a a escolinha e o nosso coração aperta. O nosso e o deles, que muitas vezes nem reagem muito bem à coisa o que ainda faz o nosso coraçãozinho de mãe sofre mais.  

A verdade é que a educação das crianças inicia-se desde muito cedo, durante os primeiros anos da sua vida. Assim sendo, as creches, tal como os jardins-de-infância, desempenham um papel fulcral, sendo, em parte, responsáveis pelo desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico-motor da criança. Não há que ter medos. Há sim que ter cuidados. 

Assumo que há uma época de "desmame" tanto dos filhotes como dos pais (às vezes até mais destes...). Eu própria passei por essa fase e a solução que encontrei para me adaptar foi (isto porque o meu trabalho me dava esta possibilidade, nem todas as mães a têm) colocar por uns meses o Afonso em "meio tempo" para a adaptação ser feita lentamente. Correu bem. Ele gostou. Eu senti evoluções e vi-o feliz com a convivência com os meninos e as educadoras. Desde o início deste ano letivo, que já frequenta o Rei Bebé a tempo inteiro e tanto para ele, como para mim que também necessito do meu tempo para trabalhar e dedicar à gravidez (e posterior nasciemnto) da Matita tem sido a melhor opção. 

Mas afinal que é a creche? Perguntam muitos pais e eu decidi pedir diretamente à diretora da creche do meu Afonso para nos explicar na 1a pessoa, para que possamos perceber " com que linhas nos tecer ".  

Ora cá vai: Uma creche  é uma instituição de ensino pré-escolar, tutelada pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social. Podem ser instituições públicas ou privadas. “A creche é um equipamento de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças até aos 3 anos de idade.” – Portaria nº 262/2011 de 31 de Agosto.

Muitos são os pais que se questionam sobre a legalidade das instituições. Para funcionar, a creche tem que possuir Alvará passado pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social. 

Relativamente às condições de implementação a creche tem que ter:

image

image

As Dúvidas mais frequentes:

1.    A instituição tem que ter pediatra? 
Cada criança tem o seu próprio pediatra pelo que não faz sentido a instituição ter um pediatra em permanência nos seus serviços. Qualquer patologia detetada na instituição é logo comunicada aos pais e os mesmos consultam o seu pediatra.

2.    Como é que são elaboradas as ementas na instituição? 
Deve haver um nutricionista que aconselha a instituição na elaboração das ementas. Não nos podemos esquecer que as crianças enquanto estão no berçário devem seguir à risca o que o pediatra recomenda em termos de alimentação.

3.    Como procedem em caso de doença da criança?
Logo que seja detetada alguma patologia na criança (o mais usual é o aparecimento de febre) os pais são contatados, primeiro para dar a conhecer o estado da criança e depois para saber se a instituição pode aplicar algum antipirético para controlar a febre. Logo que os pais tenham disponibilidade devem recolher a criança.

Por: Maria João Rosado
Directora do colégio REI BEBÉ



Estas e outras questões podem ser esclarecidas através do reibebe@reibebe.com


Campo Grande, n.170-1ºdto. | 1700-094 Lisboa
Telefone: 217 979 667 | Fax: 217 819 403